Giro nos Estados

Planetário de Brasília recebe mais de 600 pessoas na reabertura

O Planetário de Brasília projetou imagens do espaço, mares, vida na Terra e evolução do conhecimento para 627 pessoas na reabertura. Depois de 16 anos de paralização, o monumento voltou a oferecer conhecimento e entretenimento para a população. A gestão do Planetário está sob os cuidados da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI/DF).

“Show de bola! Minha mãe sempre me falava daqui, mas eu não conhecia conseguia sentir a emoção dela. Eu não fazia ideia. Este lugar é impressionante. As imagens dão uma sensação de liberdade em 3D. Agora entendo os sentimentos de minha mãe”, afirmou Arisson Tavares da Silva, 24 anos, minutos depois de assistir a primeira exibição da reinauguração.

“Foram 16 anos perdidos. Agora ficou lindo demais. Brasília ficou mais especial com o Planetário de volta”, disse Maria Gomes, 78 anos. Ela visitou o monumento com o marido Clodoaldo Batista, 77 anos, e a família (foto). O casal se conheceu nas cantinas do tempo da construção da capital federal. Clodoaldo é cadeirante e aprovou a estrutura de acessibilidade do novo Planetário.

Iana Mirla Costa, 22 anos, viu a projeção do lado da filha, Yasmin Mirla Costa Alves Pereira, 5 anos. “Achei muito bom que minha viu esse filme. Acho que vai motivar ela a buscar o conhecimento quando crescer”, comentou Iana.

O Planetário voltou a funcionar de terça-feira a domingo, com sessões abertas e agendadas. O agendamento é exclusivo para instituições como escolas. O ingresso para as sessões abertas equivale a um quilo de alimento não perecível. As sessões estão sujeitas a lotação de 82 lugares, considerando que dois são para cadeirantes. O público deve levar agasalhos leves, pois faz frio na cúpula de projeção.

Fonte: SECT-DF

Próximos Eventos