Giro nos Estados

Planetário da Secti encanta crianças no Maranhão

Sorriso no rosto, olhares atentos e um passeio pelo sistema solar. “Deveria se repetir mais vezes”, afirmou Ana Graziela, uma das crianças que estiveram no Planetário pela primeira. O sentimento de Graziela repercute o encanto de quem encontrou uma forma diferente de conhecer o universo: o Planetário, projeto cuja proposta é levar aos municípios maranhenses conhecimento e informação de astronomia para a população.

Os equipamentos utilizados no planetário permitem projetar o Meridiano e o Equador Celeste, planetas, cometas, asteroides, luz crepuscular, Sol e Lua. Eles simulam viagens pelo espaço e possibilitam aos participantes maior aprendizado sobre o tema. As sessões duram em torno de 23 minutos. A ação faz parte do programa de popularização da ciência e tecnologia do Governo do Maranhão.

Durante a apresentação do Planetário, o clima era de euforia e surpresa, e as crianças ficaram deslumbradas diante de planetas, estrelas e galáxias inteiras. “É uma ação da secretaria que nos entusiasma, emociona, porque estimula as crianças a uma vocação científica. A partir desse encantamento, elas podem desejar seguir uma carreira acadêmica, algo fundamental para todos nós. Aqui estamos falando do despertar da curiosidade das crianças e dos jovens”, comentou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada.

Os olhares curiosos permaneceram, ainda, após a participação no Planetário. Na sala de aula, as crianças tiveram mais informações sobre planetas, astros, satélites e outros mais. Orientações sobre a preservação do meio ambiente não ficaram de fora.

A apresentação do Planetário em Belágua foi marcada pela assinatura do edital de lançamento do programa “Luminar: Caravana da Ciência”. O edital foi assinado por Jhonatan Almada.

Fonte: Secti MA

Próximos Eventos