Giro nos Estados

Pesquisas sobre dieta amazônica são repercutidas em publicações internacionais

Pesquisas relacionadas à dieta amazônica e ao potencial de longevidade do guaraná (Paullinia cupana) são destaques no cenário internacional científico. Ao todo, foram quatro artigos científicos publicados em revistas de renome internacional, que foram apresentados por um grupo de pesquisa coordenado pelo diretor da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), médico e doutor em Gerontologia, Euler Ribeiro.

Os trabalhos foram resultados de estudos realizados no município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) pela UnAti em parceria com a Universidade de Santa Maria (RS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Universidad de León, na Espanha.

“Sou uma pessoa muito tranquila em relação a resultados. Recebo com muita modéstia e tranquilidade o ‘sim’ para essas publicações, mas acredito que seja uma obrigação do pesquisador publicar seus resultados”, disse Ribeiro.

O pesquisador vem desenvolvendo junto a outros cientistas o estudo intitulado ‘Projeto de envelhecimento do idoso ribeirinho: projeto Maués’, que vem sendo realizado desde 2009 em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Porto Alegre, em parceira com a Prefeitura de Maués.

As pesquisas contam com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições de Ensino e Pesquisa (Pró-Estado).

Publicações

O artigo ‘Habitual Intake of Guaraná and Metabolic Morbidities: An Epidemiological Study of an Elderly Amazonian Population’, no qual os pesquisadores conseguiram comprovar cientificamente que o guaraná contribui para a longevidade, foi publicado na Wiley Online Library;

Já o artigo científico intitulado ‘The Protective effects of Guaraná Extract (Paullinia cupana) on fibroblast Nih-3T3 Cell Exposed to Sodium Nitropusside’ foi publicado na revista Food and Chemical Toxicology;

O terceiro artigo apresentado foi o ‘Functional, balance an helth determinants of falls in a free living community Amazon riparian elderly’, publicado entre os arquivos da Gerontology and Geriatrics; e por último, foi emplacado o artigo referente ao ‘Effect of the interleukin-1B gene on serum oxidized low-density lipoiprotein levels’ na revista Clinical Biochemistry.

“Os artigos foram produzidos em conjunto com pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sob minha coordenação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Porto Alegre, e da Universidade Federal de Pelotas (UFP) e envolveram estudantes de mestrado e doutorado”, contou Euler Ribeiro.

Dieta Amazônica

Em maio deste ano, Ribeiro lançou, em parceira com a geneticista Ivana Cruz, o livro ‘Dieta Amazônica’, também fruto de resultados de pesquisa. “No livro, falo sobre como se pode envelhecer com qualidade de vida, crescer mantendo uma boa relação familiar e, principalmente, como viver com saúde”, disse.

Entre os ‘conselhos’ dados por eles na publicação, estão a ingestão de peixes amazônicos, como o jaraqui, rico em Omega 3, e frutos como o pó do guaraná que previne doenças como o câncer.

Sobre o Pró-Estado

O Programa de Apoio à Consolidação das Instituições de Ensino e Pesquisa consiste em apoiar, com recursos financeiros, ações de formação de recursos humanos e melhoria da infraestrutura de pesquisa de instituições vinculadas ao Governo do Estado do Amazonas.

Fonte: Fapeam

Próximos Eventos