Giro nos Estados

Pesquisadores prontos para iniciar trabalho em Guarapari

As areias monazíticas de Guarapari são famosas pelos supostos efeitos benéficos que muitos moradores e turistas afirmam ter e, por isso, ficou conhecida nacionalmente como “Cidade Saúde”. Desde a década de 1940, pessoas procuram a Praia da Areia Preta para se exporem à radiação que aliviaria dores reumáticas e outros problemas. Agora, o Governo do Estado vai financiar um trabalho científico para estudar os efeitos terapêuticos dessa radioatividade natural no tratamento de inúmeras doenças.

O edital da Fapes para bolsa de fixação de doutores contemplou o projeto a ser supervisionado pelo professor do Departamento de Física da Ufes, Marcos Tadeu Orlando, que estuda as areias do Espírito Santo há vários anos. O trabalho já está em condições de ser iniciado e também contará com a participação do geólogo e pesquisador Fábio Tadeu Lazzerini, presidente da Organização Sul-Americana de Termalismo.

“Estamos dando o primeiro passo com esta pesquisa para impulsionar o turismo de saúde em Guarapari. Hoje, contabilizamos de 25 mil a 30 mil imóveis vazios durante a maior parte do ano na cidade. Eles só ficam ocupados no verão. Se os efeitos benéficos da radioatividade forem comprovados cientificamente, estaremos incentivando a geração de riquezas e postos de trabalho, estimulando a atividade turística durante todo o ano”, declarou o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Guerino Balestrassi.

Se comprovados os efeitos terapêuticos das areias monazíticas, Guarapari poderá ser incluída no roteiro nacional e internacional do turismo de saúde e bem-estar. Também será possível buscar a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que os médicos brasileiros possam prescrever o município como estância radioclimática para o tratamento terapêutico de algumas doenças.

“Vamos estudar os efeitos biopositivos que a radiação causa no ser humano. Inclusive, já temos um artigo publicado recentemente provando que Guarapari tem menos casos de câncer de mama do que outras cidades com as mesmas características populacionais em outras partes do Estado. Os dados são do Sistema Único de Saúde (SUS) e  mostram um indício científico de que a radiação daquela região seja realmente benéfica”, informou o professor Marcos Tadeu Orlando.

“Guarapari é o lugar onde há a maior ocorrência de radioatividade natural do mundo e é o único lugar das Américas no qual pode haver uma estância radioclimática”, afirma Lazzerini. “É importante que profissionais da saúde se interessem também pelo assunto para poderem, no futuro, recomendar o uso adequado aos pacientes”. Para o pesquisador, a aposta no turismo de saúde pode ser importante para o desenvolvimento do município. “Esse tipo de turismo é o segundo que mais fatura no mundo e o que mais arrecada per capita, principalmente pelo público ser formado, em sua maioria, por idosos”, conclui.

Lazzerini informou que em alguns países, como o Japão, é permitida a fabricação e venda de emplastos de argila com a areia radioativa, que são vendidos como produtos terapêuticos.

Edital de Fixação de Doutores no ES

O edital de fixação de doutores tem como objetivo principal selecionar propostas para concessão de cotas de bolsas de pós-doutorado a programas de pós-graduação do Estado. A relação das bolsas destinadas a cada instituição está listada no site da Fapes.

O edital pretende atrair e fixar doutores para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação, assim como o fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, e o incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo. Com a intenção de ampliar o público-alvo nesse edital, o recém-doutor pode ter até dez anos de titulação. É necessário estar desvinculado do mercado de trabalho.

As cotas são concedidas aos programas de pós-graduação que selecionam os doutores bolsistas. Foram disponibilizadas 120 bolsas, cada uma com vigência de até 36 meses.

Fonte:Sectti/Fapes

Próximos Eventos