+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Pesquisadores apresentam pesquisas científicas voltadas para melhoria do SUS em Goiás

Com a ideia de trazer a contribuição da ciência para o desenvolvimento e melhorias da saúde pública no Brasil, pesquisadores de todo o País têm dedicado seus trabalhos a aprimorar questões de atenção ao Sistema Único de Saúde, de maneira a produzir conhecimento aplicado e novos olhares sobre a questão. Na última terça-feira, dia 27, um total de 29 destes pesquisadores – contemplados com fomento da Chamada Pública nº 12/2013 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) no Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) – apresentaram os resultados parciais de suas pesquisas realizadas no Estado. O objetivo foi o de avaliar o andamento do que já foi feito e dar sequência nos rumos destas pesquisas.

As apresentações foram realizadas durante todo o dia, no prédio da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Além da presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, a coordenadora nacional do PPSUS no Ministério da Saúde, Érika Ell, e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, Milca Severino, também participaram do evento.

De acordo com a presidente da Fapeg, Zaira Turchi, esse momento de apresentação contribui para fortalecer e apresentar ao Ministério a relevância dessas pesquisas. “São pesquisadores altamente qualificados e os resultados dessas pesquisas são importantes para o SUS na possibilidade da interlocução da Universidade com o Sistema de Saúde e com a sociedade”, avalia.

O próximo passo, segundo ela, é a incorporação dessas mudanças por parte dos gestores de saúde, da importância da parceria com o Ministério e a Secretaria Estadual de Saúde. “Os gestores da saúde é que terão que incorporar essas mudanças. Isso exige um diálogo aprimorado, uma comunicação científica eficiente, que consiga traduzir a profundidade da pesquisa em instrumentos que possam atingir os técnicos e os gestores. No final, queremos o benefício para a população”, argumenta.

Para a coordenadora nacional do PPSUS, Érika Ell, embora o programa seja bastante complexo e trabalhoso no sentido da operacionalização, ele tem dado certo e obtido êxito em todo o País. Ela também anunciou que, embora o governo federal tenha passado por um processo de reestruturação, o Ministério da Saúde conseguiu na última semana autorização para a continuidade do Programa em todos os estados brasileiros. “É um Programa que tem 12 anos de existência e já mostrou bastante êxito, mas precisa de apoio de todos para que possa crescer. O Confap [Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, que inclui a Fapeg] já se manifestou para dar apoio ao Programa também. E essa iniciativa é boa e pertinente para a continuidade”, ressaltou.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, Milca Severino, a questão da continuidade é de extrema relevância para o desenvolvimento da pesquisa científica no nosso Estado. “Todos sabemos que não é possível conseguirmos avançar na pesquisa sem fomento público. O País precisa ter condições de entender bem a necessidade de apoiar os pesquisadores e a Fapeg é essencial nesse trabalho. Todas as nossas instituições de Goiás estão muito interessadas em alavancar o conhecimento, trazer desfechos positivos para o avanço da qualidade da saúde, não só em Goiás, mas no Brasil”, completou.

Sobre o programa
O Programa é realizado há 12 anos no País e esta é a terceira edição em Goiás. O seminário é uma exigência da chamada pública 12/2013, que tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação em áreas prioritárias para o fortalecimento do SUS em Goiás. O edital é uma parceria entre Fapeg, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), governo federal e governo de Goiás.

As pesquisas são divididas em quatro grandes áreas: Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde, Tecnologias em Saúde e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o PPSUS é uma iniciativa inovadora por adotar um modelo de gestão descentralizado e participativo, envolvendo gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil.

O Programa constitui uma ferramenta potencialmente indutora para que os principais problemas de saúde da população figurem entre as linhas prioritárias de investigação dos pesquisadores brasileiros, tendo a relevância sócio-sanitária como critério norteador para a definição dos temas prioritários de pesquisa. Além disso, contribui para aumentar a experiência e a produção científica dos pesquisadores locais, tornando-os mais competitivos em âmbito nacional.

Fonte: FAPEG

You may be tempted to splurge on a new pool regardless of cost, hoping that the high price tag will be offset by an increase in home value from adding a pool. So they go on loan, for one or two years, in the hope they will get first team games and come back ready. 7e). Now, as you know, the more money you get, sometimes the less grateful you become, and you’re kind of thinking, you’re demanding stuff. Place the rest of the cards in a stack face down. We’ll no longer depend on Cheap Jerseys China so many drugs, and we won’t suffer physically or experience as much much fear.. It is one that will be decided not in the ring but on the taekwondo mat, where Aaron Cook, Britain’s No 1, faces the man for whom he was jocked off a GB Olympic place. He also works with a number of clothed therapists, including Shemena, as the law requires.. Original magnification is for panels (d cheap China Jerseys The plain arrows indicate capillaries and circle arrows indicate airway smooth muscle. Epstein fitted that mould. I think that Cheap NFL Jerseys if you’ll do some digging that you will discover that the source of her discontentment might very well be that her emotional needs are going unmet.. Since the 2006 season, total AFL revenue has grown 41 per cent, from $215 million to $303 million last financial year. Choose options for font, size, underline, color, and justification, or use the default options. That also means making the prison environment more pleasant. She says, quote, Mr. Becoming draft eligible is easy. But now it’s going for the bigger reach of broadcast TV and a pile of money a reported $275 million just for the season.. The whole point of a mobile phone is convenience, so there’s really no reason not to keep it right there by the keyboard.. Dan has a black belt in Taekwondo Cheap mlb Jerseys and is from the same region of Pennsylvania as Dan Marino.. Scott Stulen, who recently moved from Minneapolis to become Curator of Audience Experiences and Performance at the Indianapolis Museum of Art, admitted Indianapolis was not on his radar until he came to do a TED talk a couple of years back. More importantly, this segment more than doubled its Q4 operating income, with improvements being driven by a number of new clinic launches over the Cheap Oakleys last 18 months, moving to profitability. At this time all participants are in a listen only mode. Even the rope ride at the end of the video was filmed against a green screen.. Aside from the tremendous time that goes into the coding and construction, labor is the largest cost in producing a game. In 1969 he led the Patriots to a dismal 4 10 record. Titans at Bills: The Bills, after showing such early season promise, are entering a death spiral, losing 4 of their last 5.

Próximos Eventos