Giro nos Estados

Pesquisador conclui estudo sobre exploração do Aquífero Rio Branco no Acre

O geólogo Homero Reis de Melo, pesquisador em geociência da empresa Serviço Geológico do Brasil (ou CPRM), de Brasília, encerrou ontem os trabalhos de pesquisa para detectar os pontos de mananciais que estão nos planos de metas do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa Rio Branco). A previsão é de que o projeto comece a ser desenvolvido ainda este ano.

Equipe técnica planeja exploração de água subterrânea (Foto: Gleilson Miranda)

Equipe técnica planeja exploração de água subterrânea (Foto: Gleilson Miranda)

Os estudos feitos pelo geólogo, em parceria com colaboradores do Depasa e Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), visam comprovar a viabilidade de exploração da água subterrânea para atender ao abastecimento público e indicam que o Aquífero Rio Branco tem capacidade de abastecer uma cidade de até 800 mil habitantes, desde que o produto seja manejado corretamente. O pesquisador lembra que já foram firmados e executados dois convênios entre 2006 e 2009 com a Prefeitura de Rio Branco.

Plano de Recursos Hídricos foi aprovado durante a Rio + 20

A Câmara Técnica de Recursos Hídricos do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Cemact) aprovou, durante conferência Rio + 20, em junho do ano passado, o Plano Estadual de Recursos Hídricos de Rio Branco. O documento foi apresentado pela diretora executiva da Sema, Magaly Medeiros, com ações bem definidas e voltadas para o cumprimento de metas a serem executadas nos padrões exigidos pelas demandas hídricas.

Na prática, de acordo com Magaly, estudos sobre os aquíferos em Rio Branco estão sendo feitos há alguns anos, seguindo o exemplo de outros Estados brasileiros que buscam modelos de gestão para o mesmo tema.

A vinda do pesquisador, que já esteve no Acre em outras ocasiões, vai acelerar a confecção de um novo modelo de atividades para dar início ao Plano Estadual de Recursos Hídricos em parceria com instituições do governo federal, estadual e municipal.

Fonte: Notícias do Acre

Próximos Eventos