+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Pesquisa irá analisar alimentação da população ribeirinha no Amazonas

A alimentação da população ribeirinha e os recursos utilizados pelo morador da região amazônica em sua subsistência serão analisados no projeto ‘O Uso dos Recursos Naturais: Atividades de Caça’, coordenado pela professora Glauciane Oliveira Caiado, da Escola Estadual Samsung Amazonas, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, zona rural de Manaus. O projeto está entre os contemplados no âmbito do Edital 002/2013 do Programa Ciência na Escola Edição Especial (PCE/FAS), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Nesta edição, serão financiados dez projetos de pesquisa abrangendo um valor total de R$ 106.547, que inclui auxílio-pesquisa e bolsas.

Segundo a coordenadora, o estudo será desenvolvido em duas turmas (uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Médio) e irá fazer um levantamento dos animais utilizados como alimento na região.

Apoio da FAPEAM

Segundo Caiado, a Fundação e o programa são importantes para o incentivo ao desenvolvimento de seu projeto. “O incentivo ao desenvolvimento desse projeto pela FAPEAM é muito bem-vindo. Ainda mais em uma região tão carente de incentivo à ciência como a zona rural”, disse a professora Glauciane Oliveira.

Confira a Decisão 002/2013 (PCE/FAS), clique aqui.

Sobre o PCE/FAS

O PCE/FAS visa apoiar a participação de professores e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e de educação de jovens e adultos em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Mamirauá, Rio Negro e Uatumã, e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. Além dessas, poderão ser apoiados projetos a serem desenvolvidos nas escolas públicas municipais situadas na Comunidade Abelha, localizada na RDS do Juma, no município de Novo Aripuanã.

Fonte: FAPEAM

Próximos Eventos