+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Pesquisa da UFC aponta que ensacamento controla pragas do tomate

O Brasil Rural de hoje vai falar sobre uma técnica de ensacamento que evita pragas no tomate e reduz também o uso de inseticidas. O programa conversou com o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e autor da pesquisa, Patrik Luiz Pastori.

Ouça a entrevista completa no playerabaixo:

 

Segundo ele, a técnica do ensacamento é antiga e já é feita na goiaba, maçã, pêssego e usada desde 1950. Na pesquisa, foi utilizado saco de TNT.

“O tomate é um produto que é vendido pela beleza. A pessoa em casa sempre procura pela qualidade, pela aparência do fruto. Então, nós fizemos várias tentativas para ensacar o fruto. Desde a flor até diferentes momentos. E nós percebemos que o melhor resultado é quando a flor ainda está aberta”, declarou.

 

Entre as pragas mais comuns na cultura do tomate estão a broca-pequena e a traça-do-tomateiro. A pesquisa foi realizada durante dois anos em lavouras de tomateiros na zona rural de Ubajara (CE).

Patrik afirma que, com o método, o custo da produção diminui 40%. Ele ressalta que, mesmo com a técnica, ainda é necessário utilizar inseticida.

Uma das novidades no ensacamento foi o fechamento com elástico e a solda da bordadura.

Fonte”EBC

Próximos Eventos