+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Pesquisa da Emater é beneficiada por convênio com Fapeg

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) recebeu da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), na última semana, o Cartão BB Pesquisa com os recursos a serem empregados em 14 projetos de pesquisa tecnológica a serem conduzidos dentro do convênio que envolve as duas instituições. A reunião foi realizada na quinta-feira, 28 de abril.

Na ocasião, pesquisadores da Agência participaram de palestra sobre procedimentos de utilização do recurso e prestação de contas. Estiveram presentes o diretor Científico da Fapeg, Albenones José de Mesquita, e também pesquisadores da Emater que tiveram os projetos aprovados.

A secretária executiva do Comitê Técnico Científico (CTC) da Emater, pesquisadora Cláudia Barbosa Pimenta, destacou que a Fapeg concede bolsas para pesquisadores selecionados pela Agência cujos projetos de pesquisa foram submetidos ao CTC, aprovados pelos membros do Comitê e encaminhados para aprovação na Fapeg.

“A Emater entra com o custeio e investimentos para condução dos projetos de pesquisa e como contrapartida a Fapeg concede bolsas DT I [Desenvolvimento Tecnológico e Industrial], por três anos, para profissionais que tenham concluído o mestrado e também para os que concluíram o doutorado”, destacou a diretora de Pesquisa da Emater, Maria José Del Peloso.

O convênio além de viabilizar a condução de pesquisas na Agência Emater, propicia o desenvolvimento científico e tecnológico na instituição direcionado para o fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas no estado.

Parceria
Dentro do convênio, consta o plano de trabalho 2015-2018 com recurso aproximado de R$ 2,5 milhões, envolvendo recursos para bolsas e para condução das pesquisas. Já a verba destinada a cada pesquisador varia de acordo com o projeto de pesquisa.

Cláudia Barbosa Pimenta ressaltou ainda que dentro do convênio, cabe a cada pesquisador controlar o recurso utilizado para a pesquisa e prestar contas a Fapeg do valor que foi utilizado.

Cartão BB Pesquisa
O Cartão BB Pesquisa é concedido com base no convênio de parceria entre a Fapeg e Banco do Brasil, e é destinado a pesquisadores com projetos aprovados pela Fundação. Com o cartão, o pesquisador pode adquirir e realizar pagamentos de bens e insumos de forma mais ágil.

Fonte: Emater Goiás.

Próximos Eventos