+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Pernambuco inaugura Rede Ícone nesta sexta

A Rede Ícone será inaugurada nessa sexta-feira, 3 de setembro. Trata-se de uma rede metropolitana de alta velocidade (1 Gb/s) que servirá para compartilhamento de informação e dará suporte para aplicativos que requerem alta velocidade. Com 67,7 quilômetros de extensão, a rede servirá um total de 34 instituições de ensino e pesquisa do Grande Recife – entre elas o Instituto de Tecnologia de Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Universidade de Pernambuco, o IPA, a Universidade Católica e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e a Universidade Marista.

A estruturação da Rede Ícone é resultado de um investimento de quase R$ 1,1 milhão advindos do Ministério da Ciência e Tecnologia. Sua implantação é uma ação direta da Rede Nacional de Pesquisas. É que a RNP tem um projeto nacional chamado Rede Comep e a Rede Ícone é o braço deste programa em Pernambuco – é a 21ª a ser instalada.

A responsabilidade pela gestão e manutenção da Rede Ícone ficará a cargo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, sendo operacionalizada pelo ITEP. “Como teremos uma banda bastante larga, será possível utilizar a Rede Ícone para ações de inclusão digital também”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Anderson Gomes.

Anderson explicou que parte da estrutura de cabos da Rede Ícone servirá para a Rede Metropolitana, que provê internet sem fio em diversos pontos do Grande Recife. “Os cabos de fibra ótica permitirão uma melhora no tráfego de dados em forma de vídeo e outros conteúdos, o que é diretamente benéfico para a Rede Metropolitana e para seus usuários”.

O lançamento, com entrevista, da Rede Ícone, acontece nessa sexta-feira, às 15 horas, no auditório do Centro de Tecnologia e Geociência da Universidade Federal de Pernambuco, com a presença do Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco

Compartilhe:

    Próximos Eventos