Além de popularizar a ciência, a Semana de Ciência e Tecnologia está dando oportunidades para os jovens inventores entrarem no mercado de trabalho. Foi o que aconteceu com Rafael Coelho Destefani e Israel Carlos Pinheiro, que receberam proposta de emprego depois de apresentarem o projeto “Robô Explorador”, em outubro de 2013. Eles são da escola estadual Arnulpho Mattos e foram vistos por uma empresa de robótica durante a II Feira de Ciências e Engenharia.
Durante a apresentação, a equipe de uma empresa de robótica estava no evento buscando novos talentos e se interessou pelo trabalho dos meninos. O Robô Explorador foi desenvolvido com objetivo de alcançar lugares difíceis para um ser humano. Ele conta com a interação de tecnologias de elementos mecânicos, elétricos e eletrônicos e também tem um rádio controlador e câmera sem fio.
A empresa em que os jovens inventores irão iniciar a carreira trabalha com tecnologia no ensino. Atualmente, Rafael e Israel estão desenvolvendo uma plataforma de robótica educacional para complementar um material já iniciado por ela. O contrato começará dentro de dois meses.
Para Rafael, esta foi uma oportunidade única e acredita que vai determinar sua carreira. “Estamos esperando que seja não só um trabalho, mas sim a abertura de um grande leque de possibilidades para nós, em crescimento profissional e pessoal”. Ele e Israel pretendem cursar Engenharia de Controle e Automação.
Para o secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação profissional e Trabalho (Sectti), Jadir Péla, um dos objetivos da Semana de Ciência e Tecnologia é “gerar oportunidades e despertar jovens para a carreira acadêmica científica”. “O evento permitiu que esses meninos tivessem visibilidade e contato com a possibilidade de negócio”, acrescentou.
Fonte: SECTTI-ES