+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Parque Tecnológico de Uberaba terá ordem de serviço assinada nesta quarta-feira

O Governo de Minas dará mais um salto no projeto estratégico Rede de Inovação Tecnológica do Estado. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, assina, nesta quarta-feira (09), a ordem de serviço para início imediato das obras estruturais do Parque Tecnológico de Uberaba, na região do Triângulo Mineiro. O evento acontecerá às 17h30, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde será instalado o complexo.
Cerca de R$ 14 milhões foram alocados para esta fase de implementação, destinada a projetos urbanísticos e arquitetônicos, como também a obras de infraestrutura e construção do edifício institucional que abrigará a área administrativa do parque e empresas de base tecnológica. O projeto será executado em uma área de 1,6 mil metros quadrados, onde já estão instalados a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Centros de Pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Estudos Ambientais e o escritório de gestão do parque.
Considerado um indutor de desenvolvimento econômico social, o parque é um complexo organizacional que agrega, num mesmo espaço, empresas de base tecnológica, universidades e outros centros de P&D, de natureza pública ou privada, com o objetivo de incentivar a inovação tecnológica por meio do fornecimento de infraestrutura e serviços compartilhados e da promoção de interações cooperativas entre as instituições nele instaladas. Especificamente em Uberaba, o complexo atenderá as áreas de biotecnologia, tecnologia da informação, energia, meio ambiente, design e fármacos. O que não o impede de futuramente seguir outras linhas de pesquisa.
Com o desafio de construir um Sistema Mineiro de inovação e de dotar o Estado de ambientes de inovação tecnológica capazes de impulsionar a competitividade do setor empresarial, Minas Gerais atualmente conta com seis parques tecnológicos, sendo um em Uberaba e os demais nas cidades de Belo Horizonte, Viçosa, Juiz de Fora, Itajubá e Lavras, que estão em funcionamento ou em fase de implantação.
Fonte: SECTES-MG

Próximos Eventos