+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Parque Tecnológico da Bahia desperta interesse de estudantes

IMG_8605-400x266O Parque Tecnológico da Bahia está cada vez mais despertando o interesse dos estudantes em conhecer suas instalações, visitar as empresas que atuam no parque e saber mais sobre os projetos e pesquisas em desenvolvimento no local. “Esta é uma iniciativa para aproximar o Parque Tecnológico da comunidade acadêmica, popularizando este equipamento que é fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso estado”, explica o secretário Paulo Câmera, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), que coordena o parque.

Somente nesta semana, grupos de estudantes do 6º ao 8º semestre de Engenharia da Ufba estiveram no local, e um grupo de estudantes da DePaul University, a maior universidade católica nos Estados Unidos e a maior instituição privada em Chicago.

Os estudantes americanos da Escola de Sistemas de Computação e Telecomunicações, Ciência e Tecnologia visitaram o Parque Tecnológico da Bahia com o objetivo de conhecer como funciona a gestão, capitação e utilização de recursos, o desenvolvimento de políticas e as estratégias desses centros de tecnologia para a economia brasileira, e o impacto internacional. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de gestão do Parque através de uma palestra, e em seguida fizeram um tour no Parque e puderam conhecer o funcionamento de uma empresa incubada no Parque Tecnológico. Além de aprender sobre a história e desenvolvimento de tecnologia no Brasil, o grupo também vivenciou a cultura local e o papel da tecnologia no desenvolvimento do país.

“We had a great experience with the visit to the technology pack. I visited the park last year and I am very glad to see the progress from last year.”  /”Tivemos uma ótima experiência com a visita ao Parque Tecnológico. Visitei o Parque no ano passado e estou muito feliz em ver o progresso do ano passado para esse ano.” Comenta o professor Adelakun Ph.D

ESTUDANTES DA UFBA

“Propus esta visita aos meus alunos como forma de levá-los para conhecer um ambiente que pode contribuir para a formação deles como profissionais. Com certeza, o Parque Tecnológico é propício para que eles se vejam como empreendedores”, avalia o professor Alzir Mahl, que levou o grupo de estudantes da Ufba para conhecer o Parque.

A visita ao Parque Tecnológico permitiu que os estudantes vislumbrassem a oportunidade de, futuramente, empreender no local. “Gostei muito de ter visitado o Parque. É uma experiência que soma muito, penso em abrir uma empresa no futuro, em desenvolver produtos e agora já sei onde aproveitar essa oportunidade”, revela Florisvaldo Chabi, estudante do 6º semestre de Engenharia Mecânica da Ufba. “No nosso curso pensamos muito em como podemos contribuir para a sociedade, e dentro do Parque podemos desenvolver muitas coisas que podem trazer um retorno para a sociedade. O Parque foi bem planejado, a parte ambiental, acomodação e tecnologia são muito boas”, avalia.

Já o estudante Pedro Henrique, que cursa o 8º semestre de Engenharia de Produção na Ufba, aproveitou a visita ao Parque Tecnológico serviu para aplacar a curiosidade. “Sempre quis conhecer o Parque Tecnológico e saber sobre esse centro científico, até uma questão de oportunidade de emprego, de me desenvolver como profissional. Observei que as empresas incubadas e as outras empresas estão instaladas aqui no Parque porque são capazes e no futuro vão dar muitos frutos para a sociedade”, comenta.

Fonte: SECTI-BA

Próximos Eventos