+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Parceria entre SECTI e empresas de tecnologia e inovação permitirá implantação de smart cities no RJ

Viabilizar a democratização das novas tecnologias para toda a população é uma das prioridades da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). E um importante passo para desenvolver cidades mais modernas e sustentáveis aconteceu nesta quarta-feira (09.06), em Brasília. A Enel, Leonardo e TIM, algumas das maiores empresas italianas nas áreas de tecnologia e inovação, assinaram um memorando de entendimento para desenvolver soluções conjuntas com objetivo de criar um modelo de cidade integrada. O encontro aconteceu na embaixada da Itália em Brasília e uniu representantes das empresas com autoridades do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do  governo federal. Além do secretário, Dr. Serginho, estiveram no evento o governador Cláudio Castro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes, e outras autoridades. 

O secretário Dr. Serginho comemorou a assinatura do termo e ressaltou a importância da união e do diálogo entre o poder público e grandes empresas. 

– O evento é mais um marco cooperativo entre as duas nações. Estamos dialogando com as empresas desde dezembro para concretizar essa parceria . Essa conquista é muito importante para viabilizarmos os projetos de smart cities nos municípios do estado, com investimento de ponta em tecnologia e inovação.  

Pelo acordo, as empresas contribuirão com iniciativas de mobilidade urbana, conectividade, transformação digital, serviços financeiros e energia, integrando as cidades de forma moderna e dinâmica. 

O embaixador Francesco Azarello também falou sobre o acordo, ressaltando a parceria entre os dois dois países. 

– Mais um exemplo das oportunidades que a Itália e o Brasil podem desenvolver conjuntamente, com base na força de suas respectivas experiências, em um setor na vanguarda da tecnologia mundial, a fim de melhorar a qualidade e a sustentabilidade da vida, bem como a segurança dos centros urbanos, investindo imediatamente no futuro das próximas gerações, concluiu.

Fonte: SECTI RJ (adaptada) em 15/06/2021

Próximos Eventos