+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Parceria entre RJ e Universidade de Columbia beneficia pesquisadores

Uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade de Columbia (NY), firmada em 2013, vem rendendo frutos. Mais de 41 pesquisadores de instituições fluminenses já foram beneficiados com recursos disponibilizados por um acordo de cooperação técnica firmado entre a Faperj (Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e o Columbia Global Center-RJ, oitavo centro da Universidade de Columbia no mundo, inaugurado em 2013. Além disso, servidores estaduais estão cursando mestrado executivo em Administração Pública na instituição e está prevista para este mês de março a visita de um grupo da Escola de Educação (Teachers College) de Columbia ao Rio de Janeiro para troca de experiências com profissionais da Secretaria de Educação.

Com o objetivo de unir esforços entre o Estado e o Columbia Global Center-RJ, o acordo de cooperação técnica visa incentivar projetos de pesquisas conjuntas entre cientistas fluminenses e da universidade americana nas áreas de Saúde, Desenvolvimento Sustentável, Políticas públicas voltadas para as áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação.

– A cooperação entre pesquisadores fluminenses e seus pares na Columbia é relevante para o panorama de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado. A Faperj tem sido um instrumento de internacionalização das universidades fluminenses. Em 2015, pretendemos expandir nossa atuação para universidades de países que compõem os BRICS, além de Japão, Coreia do Sul e Singapura – disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.

Foram disponibilizados R$ 4 milhões em recursos para o financiamento de bolsas em diversos níveis acadêmicos, com um teto de R$ 400 mil para cada um dos projetos.

O acordo já contemplou pesquisadores que participam dos 15 projetos selecionados. O programa exige que os coordenadores das pesquisas tenham vínculo empregatício em instituições de ensino superior e pesquisa sediadas no Rio de Janeiro, grau de doutor ou equivalente e envolvimento em pesquisa relevante para a proposta nos últimos cinco anos.

Fonte: SECT-RJ

Próximos Eventos