+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Parceria com os EUA visa intercâmbio de pesquisadores com o Tocantins

A secretária de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, professora Márcia Isabel Barbosa se reuniu nesta terça-feira, 15, com o secretário Estadual de Relações Internacionais, Júlio César Rezende para discutir sobre um acordo de “Estados Irmãos”, entre o Tocantins e o Estado de New Hampshire nos Estados Unidos firmado em dezembro do ano passado.

O acordo prevê a troca de tecnologia de energia sustentável e intercâmbio no ensino superior entre os dois Estados. Márcia Izabel e Júlio César discutiram também a possibilidade de intercâmbio entre a universidade daquele Estado americano e universidades, técnicos e pesquisadores tocantinenses. “Estamos articulando a cooperação bilateral na área de ciência, pesquisa, formação profissional. Possibilitando a realização de cursos de mestrado, doutorado e treinamentos, além de projetos científicos em conjunto”, destaca o secretário de Relações Internacionais Júlio Rezende.

“Através de parcerias fortes e sérias como esta, envolvendo todos os órgãos do Governo Estadual, universidades e a iniciativa privada é que o Estado atingirá o seu objetivo de crescimento acelerado e contínuo” ressalta a secretária de Ciência e Tecnologia Márcia Barbosa.

O acordo entre o governo do Tocantins e o Estado americano foi assinado no fim do ano passado durante viagem da comitiva tocantinense comandada pelo governador Carlos Henrique Guaguim, aos Estados Unidos. No final deste mês está prevista a vinda de um cônsul americano para dar continuidade as conversações sobre o acordo de cooperação.

Fonte: Secretaria da Ciência e Tecnologia do Tocantins

Compartilhe:

    Próximos Eventos