Giro nos Estados

Paraná realiza primeira edição dos Jogos Abertos Paradesportivos

A partir desta terça-feira (4), a Universidade Estadual de Londrina sedia a primeira edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná, que prossegue até domingo (9). A solenidade de abertura, com a presença do vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns, será realizada nesta terça-feira (04), às 19 horas, no Ginásio João Santana, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), no Campus Universitário.

Participarão delegações de 30 cidades, integradas por um total de 1.200 pessoas, entre atletas e dirigentes. Haverá torneios em 20 modalidades, entre elas basquete, bocha, handebol, futsal, vôlei, goalball, futebol de 5, atletismo, esgrima em cadeira de rodas, golfe 7, halterofilismo, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, tênis de mesa e xadrez.

O próprio Campus da UEL concentrará a maior parte das disputas, que começarão na quarta-feira (05) de manhã, depois da classificação funcional dos atletas em cada uma das categorias, que será realizada ao longo desta terça, também no CEFE. Apenas duas modalidades terão provas fora do Campus: a de paracanoagem, que será realizada no Lago Igapó, e a de goalball, no Canadá Country Club, local de treinamento da equipe londrinense desta modalidade.

Os Jogos Paradesportivos do Paraná serão disputados por atletas com deficiências auditivas, visuais, físicas e intelectuais. O anúncio da realização da competição, que é organizada pela Secretaria Estadual do Esporte, foi feito em setembro passado pelo governador Beto Richa, por ocasião da homenagem prestada pelo Governo do Estado aos atletas paranaenses que competiram na Olimpíada e na Paraolimpíada de Londres.

A realização desta primeira competição representa um suporte para que o Estado venha a revelar atletas para disputar a Paraolimpíada de 2016, que será disputada no Rio de Janeiro, logo após a Olimpíada. É esperada a presença, em Londrina, do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrews Darsus.

Fonte: Secretaria de Estado de Ciência do Paraná

Próximos Eventos