+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Paraíba vai disponibilizar produção técnico-científica na Biblioteca Virtual em Saúde

Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH/PB), vai disponibilizar toda a produção técnico-científica na plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A ideia é publicizar tudo o que vem sendo produzido pela Rede Estadual de Saúde no acervo nacional para que as pessoas tenham esse material como referência. Profissionais têm até novembro para submeter os trabalhos e documentos.

De acordo com a diretora geral do Cefor, Vanessa Cintra, esse é um movimento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e com o Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), que está construindo e conduzindo um diálogo nacional em prol da divulgação e submissão de produções técnicas e científicas na base de dados da BVS. Ela explica que foram convocados para participar do projeto os estados que possuem Escola de Saúde Pública e que o objetivo geral é preservar a memória institucional.

“Como o Cefor está em fase transitória para Escola de Saúde Pública, fomos contemplados com esse projeto. A ideia é fazer uma linha do tempo de tudo que a SES já produziu, e produz, e deixar esse material disponível e de fácil acesso para toda a comunidade científica em nível nacional. Muita coisa tem sido produzida pela rede estadual de saúde, mas o acesso não tem sido muito favorável”, pontua.

A diretora destaca que os materiais disponibilizados na plataforma BVS serão as publicações periódicas, monografias, trabalhos apresentados em eventos científicos, manuais, tese, dissertação, relatórios técnico-científicos, material educativo, filmes, gravações em vídeo e registros sonoros não musicais. Vanessa Cintra afirma ainda que o Cefor será o centro cooperante de referência para coletar, analisar, processar e cadastrar essas produções na Biblioteca Virtual em Saúde.

“Vamos publicizar aquilo que ainda não foi divulgado em nenhum outro lugar como cartilha, notas técnicas, produções interessantes que ficam só no ambiente interno da SES. Esse é um projeto grande que contribui para o fortalecimento do SUS e tem importância relevante para o Estado”, completa.

Biblioteca Virtual em Saúde – Plataforma que promove o desenvolvimento de uma rede de fontes de informação científica e técnica com acesso universal na internet, a BVS tem o objetivo de fortalecer e ampliar o fluxo de informação científica em saúde no Brasil.

O sistema organiza a informação em uma estrutura que integra e interconecta bases de dados referenciais, diretórios de especialistas, eventos e instituições, catálogo de recursos de informação disponíveis na internet, coleções de textos completos com destaque para a coleção SciELO (Scientific Electronic Library Online) de periódicos científicos, serviços de disseminação seletiva de informação, fontes de informação de apoio à educação e a tomada de decisão, notícias, listas de discussão e apoio a comunidades virtuais.

O espaço da BVS constitui, portanto, uma rede dinâmica de fontes de informação descentralizada a partir da qual se pode recuperar e extrair informação e conhecimento para subsidiar os processos de decisão em saúde.

Fonte: Governo da Paraíba

Próximos Eventos