+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Pará realiza sua Conferência Estadual de CT&I nos dias 4 e 5 de fevereiro

O Sistema Nacional de CT&I; a Inovação nas Empresas; a Pesquisa, o Desenvolvimento e a Inovação em Áreas Estratégicas para o Pará e a Ciência, a Tecnologia e a Inovação para o Desenvolvimento Social são os quatro eixos temáticos a serem debatidos na 1a.

Conferência Estadual de C&T&I que acontecertá nos dias 4 e 5 de fevereiro, no Hangar Centro de Convenções e feiras da Amazõnia. O evento visa definir as prioridades do Estado do Pará em relação à Ciência, Tecnologia e Inovação, relacionando o que foi produzido e o que se pretende produzir em C,T&I para serem levadas a uma discussão mais ampla, a conferencia regional que acontecerá, também em Belém, nos dias 4 e 5 de março.

Ao final das discussões será produzido um relatório que retrate a realidade de CT&I no contexto dos eixos temáticos prioritários, a fim de subsidiar as ações de articulação com os demais entes da federação, em nível regional e nacional.

As sugestões serão encaminhadas e apresentadas durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai acontecer de 26 a 28 de maio em Brasília, com objetivo de colaborar com a formulação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

A realização da 1ª CECTI é do Governo do Estado, por intermédio da Sedect (Sec. de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), em parceria com a Fapespa (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Pará) e Prodepa (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará).

A 4ª CNCTI pretende consolidar o sistema C,T & I enquanto Política de Estado, que assegure perenidade às políticas e programas associados à produção e a utilização do conhecimento enquanto componentes centrais do desenvolvimento econômico e social do Brasil, contribuindo para que os benefícios decorrentes sejam distribuídos de forma justa a toda a sociedade.

Para que as políticas de C,T&I tenham efeitos favoráveis, é indispensável que elas sejam apropriadas por todos os setores da população, sem excluir e sem contribuir para aumentar a exclusão. Para participar, basta comparecer ao Hangar, onde as inscrições estarão sendo feitas, gratuitamente, durante os dois dias de debates. Para saber mais sobre a 1ª Conferencia Estadual de CT & I, acesse o site http://www.cecti.pa.gov.br/

Fonte: Ascom – Fapespa

Compartilhe:

    Próximos Eventos