+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Pará forma agentes multiplicadores para atuação em Arranjos Produtivos Locais

A primeira edição do curso na modalidade a distância “Desenvolvimento e Integração Regional – Arranjos e Cadeias Produtivas no Estado do Pará”, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), por intermédio de sua Diretoria de Educação Técnica e Tecnológica, foi finalizada  em fevereiro de 2016, com a formação de 38 cursistas aptos a atuarem na identificação e dinamização de arranjos e cadeias produtivas em diversas regiões de integração do estado. Os certificados estão sendo enviados diretamente para o e-mail dos participantes.

Como atividade final de conclusão, cada cursista elaborou a  minuta de uma proposta para a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) para o desenvolvimento territorial, o que resultou num importante levantamento de informações contendo indicadores de APL’s  de diferentes regiões. O cursista Raul da Rocha Tavares avaliou a experiência como positiva. “O curso tratou de forma simples e não exaustiva os temas em discussão, possibilitando a revisão de alguns conceitos sobre desenvolvimento regional, territorial e local para um nova compreensão dessa estratégia política de reordenamento econômico social e cultural do território enquanto espaço em ordenamento para o sentido de pertencimento das comunidades locais”.

Com a oferta desse tipo de capacitação, a Sectet espera identificar e dar visibilidade a casos de APL’s não registrados oficialmente, mas que poderão contribuir com a política do Estado do Pará. A coordenadora de educação a distância da Sectet, Selma Leite, considera satisfatória essa primeira experiência em qualificação promovida pela Secretaria. “O curso alcançou seu objetivo, pois ampliou a discussão sobre planejamento e gestão participativa regional no Estado do Pará, formando multiplicadores regionais com capacidade de sustentar, articular, promover ações locais nos seus territórios, impulsionando o desenvolvimento local e contribuindo efetivamente com a identificação dos arranjos produtivos”, ressalta.

O curso será ofertado novamente no próximo semestre deste ano. Os interessados deverão ficar atentos ao site da sectet: www.sectet.pa.gov.br.

Fonte: SECTET-PA

Próximos Eventos