Giro nos Estados

Pará encerra programação de capacitação para planejamento e gerenciamento de incubadoras de empresas

Qualificar gestores de incubadoras, parques tecnológicos e demais interessados em implantar incubadoras de empresas no Pará. Esse foi o objetivo do curso “Planejamento e gerenciamento de incubadoras de empresas”, que encerra sua programação nesta quarta-feira, 27, na cidade de Marabá. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizada em parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Sicom-Marabá).

Diversos dirigentes, técnicos e docentes do estado participaram da capacitação, que foi estruturada em três módulos. O primeiro abordou os ecossistemas de inovação, planejamento e gestão de incubadoras de empresas, cujo objetivo foi o de avaliar as limitações e oportunidades existentes na região. Já o segundo módulo trouxe a criação de um Modelo de Negócios e do Plano de Negócios de uma incubadora de empresas, e o terceiro abordou sobre as práticas a serem executadas por uma incubadora.

 “O curso foi promovido com a finalidade de atender ao que dispões o Plano diretor da Secti, visando à implantação de novas incubadoras de empresas e a consolidação das incubadoras existentes, sendo essa uma das metas do Programa de Apoio a Implantação e Consolidação de Incubadoras da Secretaria”, explica a gerente de parques tecnológicos da Secti, Emília Synara Mendes Coelho.
Os responsáveis pela capacitação foram os colaboradores da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), Carlos Negrão Bizzotto e Anísio Lopes de Castro. A Associação reúne cerca de 280 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação, atuando por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.
Incubadoras no Pará – O Governo do Estado vem fomentando o desenvolvimento e a consolidação de incubadoras de empresas e parques tecnológicos no Pará. Entre as incubadoras de empresas de base tecnológicas existentes atualmente, destacam-se a do Programa de Incubação de Empresas de Base tecnológica da UFPA (PIEBT), a Incubadora Cesupa de Base Tecnológica (ICBT) e a Rede de Incubadoras de Tecnologia da UEPA (RITU).
Com relação aos parques tecnológicos, destaca-se o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), localizado na UFPA, que está em fase de consolidação. O PCT Guamá possui como prioridade tecnológica as áreas de Biotecnologia, Energia, Sistemas e Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), Mineração e Metalurgia.
Fonte: SECTI-PA

Próximos Eventos