Giro nos Estados

Palestra da FAPERN mostra a importância do conhecimento científico

Visando a promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) promoveu na noite da última quarta-feira (7) na Escola Estadual Doutor Geraldo de Andrade Teixeira, no município de Caiçara do Rio do Vento, distante cerca de 100 km da capital potiguar. Foram apresentadas diversas ações promovidas pela Fundação, dentre elas, o Programa de Iniciação Científica Jr (PIBIC Jr) que está sendo desenvolvido juntamente com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC).

O diretor de Inovação da FAPERN, Júlio Rezende apresentou o edital do Pibic Jr e como os professores devem fazer para enviar as propostas.

Para a diretora da Escola, Luciana Andrade a visita da Fundação auxiliou para o   desenvolvimento das atividades na escola. “A visita foi de grande importância para despertar nos professores e alunos a necessidade do trabalho cientifico, pois, já temos algumas ações na Escola e essa palestra mostrou como podemos desenvolver melhor as nossas atividades”.

A escola que conta com cerca de 270 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, já desenvolve atividades como: horta com plantas medicinais, construção sustentável e a arborização do terreno da escola.

Para o diretor da FAPERN, a palestra buscou mostrar uma nova realidade aos alunos da região. “A palestra em Caiçara do Rio do Vento foi importante, não apenas por divulgar o programa PIBIC Jr, mas por convidar os estudantes a visualizarem como as carreiras acadêmicas e profissionais podem apresentar oportunidades de sucesso, sustento e de desenvolvimento pessoal.”

O Pibic Jr que tem como objetivo, estimular o interesse dos jovens pelo conhecimento científico foi o ponto chave da palestra. “Buscamos despertar no estudante uma responsabilização na trajetória acadêmica que se inicia no ensino médio, através de sua participação e dedicação em atividades de iniciação científica que podem ser apoiadas e operacionalizadas a partir das bolsas que o programa PIBIC Ensino Médio oferece”, afirmou Julio Rezende.

O Pibic Jr

O Programa irá ofertar 250 bolsas de estudos, no valor de R$ 100, a estudantes do ensino médio e de educação profissional da rede estadual de ensino. Além da bolsa, serão distribuídos 50 kits ciências (composto por material de laboratório e/ou informática) no valor de R$ 4 mil para cada projeto vinculado à iniciação científica ou tecnológica, conforme prevê o edital. Os projetos selecionados serão beneficiados com a bolsa durante um período de 12 meses.

Os projetos desenvolvidos pelos estudantes devem alcançar as mais distintas linhas de pesquisa, como a nanotecnologia, biotecnologia, agronegócio, educação, biotecnologia, infraestrutura urbana, tecnologia de informação, programa espacial, meio ambiente, gestão pública, energias renováveis, têxtil/confecção e turismo.

Os pesquisadores interessados devem encaminhar as propostas até o dia 20 de abril de 2018, através do formulário disponibilizado na página da FAPERN (www.fapern.rn.gov.br). Após o preenchimento, os professores deverão encaminhar as propostas completas, incluindo documentação complementar, pelos Correios com Aviso de Recebimento (AR), em 02 (duas) vias impressas e uma versão em formato eletrônico, para o e-mail: fapernpibicjr@rn.gov.br.

O Edital e o formulário para envio das propostas estão disponíveis nos sites da FAPERN e da SEEC (www.educação.rn.gov.br).

Fonte: Fapern

Próximos Eventos