Giro nos Estados

Pacto Gaúcho pela Educação divulga ProUni RS em Caxias do Sul

A gerência executiva do Pacto Gaúcho pela Educação apresenta, nesta quinta-feira (04), o funcionamento do ProUni RS em Caxias do Sul. O encontro, a partir das 10h, na Prefeitura, conta com a participação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior aptas a concederem bolsas de estudos através do ProUni RS. No início desta semana a divulgação ocorreu nos municípios de Novo Hamburgo e Passo Fundo.

A iniciativa tem como objetivo orientar os alunos de ensino médio das escolas públicas interessados em participar do programa. Com inscrições abertas até o dia 26 de julho, o ProUni RS oferece 115 bolsas de estudos integrais para cursos superiores tecnológicos no Estado.

O setor empresarial também participa nos encontros, já que o ProUni RS tem como um de seus objetivos aumentar a mão de obra qualificada nas regiões onde o projeto está incluído. Um dos pontos favoráveis do programa é que os alunos terão 20 horas de experiência na empresa em que irão trabalhar.

Os encontros são resultados de uma parceria entre prefeituras, câmaras de vereadores, associações comerciais, organizações da sociedade civil, Conselhos Regionais de Desenvolvimento, Coordenadorias Regionais de Educação e demais interessados.

“Queremos informar os estudantes e também os pais e público em geral para que todas as vagas sejam preenchidas. É uma oportunidade de qualificação com bolsas integrais em áreas que estão em franco crescimento no nosso Estado”, diz a gerente executiva do Pacto, Maria Inêz Utzig Zulke.

Inscrições
Podem participar do ProUni RS, brasileiros e residentes no Estado há no mínimo dois anos, não diplomados no ensino superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2008 e 2012. Também é necessário ser egresso de escola pública ou bolsista integral de escolas privada, e possuir renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo regional.

Pacto Gaúcho
O ProUni-Rs integra as ações do Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica, que tem como objetivo organizar no Estado uma rede colaborativa entre instituições representativas do Governo, das entidades educacionais, do meio empresarial e dos trabalhadores, integrando o atendimento das demandas regionais de profissionalização à nova agenda de desenvolvimento do RS. Informações podem ser obtidas através pelo e-mail pactogauchopelaeducacao@scit.rs.gov.br  ou ainda pelo telefone (51) 3288.7479.

Fonte: SCIT-RS

Próximos Eventos