Giro nos Estados

Ouro Preto e Mariana (MG) inauguram rede avançada de troca de dados

Será inaugurada, nesta terça-feira (18), em Minas Gerais, a Rede Metropolitana de Ouro Preto e Mariana, a Inconf.edu, uma infraestrutura óptica com 46 quilômetros de extensão que conecta, a 1 gigabit por segundo, cinco instituições de ensino e pesquisa.

A ação integra a iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), uma organização social  supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A Redecomep de Mariana e Ouro Preto permitirá às instituições participantes o desenvolvimento de pesquisas científicas colaborativas, em nível nacional e internacional, que exijam a troca de grande volume de dados. E também a utilização de serviços avançados de comunicação e colaboração com redução de gastos, como serviços de webconferência, telefonia VoIP, videoconferência, entre outros. Isso porque a rede mineira está conectada à rede nacional de grande capacidade e dedicada a ensino e pesquisa operada pela RNP (a rede Ipê).

Para a implantação da infraestrutura, foram investidos R$ 1,1 milhão, com recursos da Finep, a Agência Brasileira da Inovação, vinculada ao MCTI. Já a manutenção e operação da rede ficará a cargo das instituições integrantes, na forma de consórcio: Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Serviço

Evento: Inauguração da Rede Metropolitana de Ouro Preto e Mariana – Inconf.edu
Horário: 11h
Local: Centro de Artes e Convenções da Ufop – Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Bairro Pilar – Ouro Preto (MG)

Fonte: RNP

Próximos Eventos