Giro nos Estados

Os investimentos de TI no estado na Bahia foram destaques em seminário na FIEB

O Cenário de TI na Bahia: perspectivas e oportunidades, esse foi o tema do seminário realizado hoje pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) que teve como um dos palestrante o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Paulo Câmera.

O secretário apresentou as ações do governo do Estado que fomentam o setor de TI na Bahia, como o Projeto de Implantação da Rede de Banda Larga, que transmitirá dados em alta velocidade e o Programa Cidade Digitais que visa ampliar o acesso da conexão banda larga pelos baianos.

Além disso, foi destacado o papel do Parque Tecnológico como um espaço propício ao desenvolvimento e oportunidade para instalação de empresas de TI, já que o primeiro edifício inaugurado, o Tecnocentro, tem prioritariamente empresas de Tecnologia da Informação já instaladas.

Outra perspectiva para impulsionar o mercado de TI é a formação de recursos humanos que será realizado através do progama de aprendizado jovem – PROAJ, que irá capacitar em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) 10.080 alunos do ensino médio da rede pública, e como desdobramento do Proaj, serão selecionados alunos com bons resultados para ter acesso a cursos superiores gratuitamente, garantindo que esses jovens aprofundem os conhecimentos e ganhem oportunidades no mercado de trabalho.

Paulo Câmera destacou os esforços do governo no avanço da ciência e tecnologia “O cenário atual do Estado é propulsor de oportunidades e o papel da SECTI é também de fomento e indução de ações em benefícios do segmento. Acompanhar a evolução da tecnologia e investir no setor é indispensável para o desenvolvimento da Bahia. Aproveito a oportunidade para provocar os empresários baianos que desenvolvem pesquisa e inovação no setor para aproximar os projetos da secretaria e marcarmos um paradigma de avanço na área de TI.”

Fonte: SECTI – BAHIA

Próximos Eventos