+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Orquestra de Olinda ministra oficina musical gratuita na Ufes, nesta sexta

A Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes, por meio da Secretaria de Cultura, promoverá a oficina gratuita  “Prática de Orquestra para a Música Popular Brasileira”, que será ministrada pelo maestro Alex Santana e pelo percursionista e multi-instrumentista Gilson Amaral, ambos da Orquestra Contemporânea de Olinda.

O evento acontecerá nesta sexta-feira, 23, das 15 às 18 horas, na lagoa da Ufes. Para participar os interessados deverão levar seu próprio instrumento e é preciso ter razoável conhecimento técnico, ou seja, ter domínio sobre a leitura rítmica e afinação. Serão ofertadas 40 vagas e as inscrições serão feitas no dia e local da oficina.

A oficina contará com práticas de metais e percussão e abordará a prática e a formação da linguagem da música popular brasileira; a expansão das mudanças culturais e suas análises; e a evolução técnica do profissional de música.

Segundo o secretário interino de Cultura da Ufes, Aníbal de Souza, é a primeira vez que a orquestra vem ao Estado. “É uma excelente oportunidade para todos aqueles que se interessam por música brasileira e é sempre muito bom poder trocar experiência com quem já tem uma bela trajetória”, afirma Souza.

Atualização

O curso de prática de orquestra tem por finalidade estabelecer uma nova linguagem e a atualização do repertório, bem como conhecer novos compositores e arranjadores e suas obras. Também pretende apresentar uma nova proposta de execução musical e ampliação do conhecimento técnico-pedagógico da música brasileira.

A Orquestra Contemporânea de Olinda se apresentará em Vitória, no sábado, 24, e já conquistou indicações ao Prêmio da Música Brasileira (2009), Grammy Latino (2010), teve o show considerado um dos melhores de 2009 pelo Jornal O Globo e ganhou meia página do The New York Times pela apresentação feita no Lincoln Center (NY), em 2010, na primeira turnê pelos Estados Unidos.

Fonte: UFES

Próximos Eventos