+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

ONGs levam cursos profissionalizantes para jovens da zona oeste de São Paulo

As ONGs Instituto Reciclar e Fundação Salvador Arena mantém, desde março, o Espaço Empreendedor Reciclar, que atende 120 adolescentes entre 15 e 17 anos, na comunidade do Jaguaré, Zona Oeste de São Paulo, oferecendo atividades de desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Os jovens têm, no lugar de aulas tradicionais, múltiplas atividades que estimulam o desenvolvimento de soluções inovadoras. E já criaram um aplicativo, uma geladeira solidária e uma exposição fotográfica.

O aplicativo Trocaki estimula o consumo sustentável por meio de trocas e doações de roupas, calçados e brinquedos.

A geladeira comunitária, que está sendo instalada em um antigo telecentro, tem como objetivo reduzir o desperdício disponibilizando alimentos frescos, gratuitos e fáceis de consumir para quem quiser e precisar.

Já a exposição fotográfica Trashfood, convidou a comunidade a refletir sobre os hábitos de consumo, de desperdício e de descarte relacionados à alimentação.

“A proposta despertou nossa atenção pelo caráter inovador e ousado por adotar uma metodologia de socioaprendizagem ímpar”, afirma Sérgio Loyola, gerente de desenvolvimento e promoção social da Fundação Salvador Arena.

“E ganha ainda mais peso tendo em vista que as ações empreendedoras dos jovens serão aplicadas em favor da comunidade local”, diz ele.

Renata Ruggiero Moraes, diretora executiva do Instituto Reciclar, explica que o lugar foi pensado para incentivar a inovação, o trabalho em rede e o protagonismo dos jovens.

“O espaço conta com divisórias e mobiliário totalmente flexíveis, amplo acesso a recursos digitais, ateliê de artes e experimentação, além de biblioteca com títulos atualizados e acessíveis a todos”, afirma Moraes.

Fonte: Folha de São Paulo

Próximos Eventos