Giro nos Estados

Óleo de Noni, desenvolvido por pesquisadores da UFT, é usado como repelente e inseticida

Um composto desenvolvido a partir de fruta Noni, por pesquisadores do Câmpus de Gurupi, usado como repelente e inseticida será um dos produtos que serão apresentados na I Unitec (Feira Tecnológica Universidade Empresa), que começa nesta quarta-feira (21).

O óleo funciona no momento em que as larvas de insetos entram em contato direto com o composto desenvolvido a partir da polpa da fruta, os mosquitos morrem em poucos minutos. A cada nova fase da pesquisa são descobertas novas funções para a formula, como por exemplo, o princípio ativo pode ser usado como repelente.

De acordo com a coordenadora do projeto, Talita Ferreira, “o composto é produzido através de um método chamado hidrodestilação, onde se usa um Clevenger para misturar os frutos com a  água; essa água entra em ebulição, e enquanto isso, o óleo vai evaporar e depois passar por um condensador tornando-se líquido novamente. Para colocar essa substância no mercado estamos trabalhando em um projeto para desenvolver um plano de negócios para produzir em longa escala”, revela a pesquisadora.

Além de combate aos mosquitos, a substancia também está sendo testadas em plantações, para a prevenção de pragas e doenças nas lavouras, o produto é aplicado nas plantas e age repelindo os insetos e eliminando organismos.

Fonte: UFT

Próximos Eventos