+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Oficina sobre Estratégias de Segurança Forrageira no Semiárido reunirá agricultores no Insa

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizará nos dias 28 e 29 de abril uma Oficina sobre “Estratégias de Segurança Forrageira no Semiárido”. O objetivo do evento é propiciar um espaço de intercâmbio de saberes e experiências sobre os meios de produção e armazenamento de forragens para a pecuária no Semiárido brasileiro, especialmente da palma forrageira. O evento será direcionado a pesquisadores, técnicos, estudantes, representantes institucionais e da sociedade civil, agricultores e agricultoras do Semiárido brasileiro, especialmente àqueles que participaram do projeto de revitalização da cultura da palma forrageira com variedades resistentes à Cochonilha-do-Carmim.

O projeto foi desenvolvido pelo Insa e distribuiu mais de 5 milhões  de raquetes-semente de palma para agricultores do Semiárido, que desde então têm atuado como multiplicadores das espécies resistentes na região. Projeto da palma A palma forrageira é a principal fonte de alimento para os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos do Semiárido brasileiro, principalmente nos longos períodos de estiagem, constituindo-se em uma importante alternativa econômica e social para a região. Reconhecendo que esta base de sustentação alimentar está seriamente ameaçada por um inseto conhecido como Cochonilha-do-Carmim (Dactylopius opuntiae), no período de 2012 a 2016, o Insa implantou 26 campos de pesquisa e multiplicação das espécies de palma resistente (miúda, orelha de elefante mexicana e baiana) no Semiárido da Paraíba. Os resultados do projeto serão apresentados nesse evento, por intermédio tanto de pesquisadores que participaram do processo de implantação, gerenciamento e análise dos dados, quanto dos produtores experimentadores que atuaram em todas as etapas do projeto.

A programação ainda contará com a participação de reconhecidos pesquisadores da área de forragem, oriundos do Insa, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Universidade de Lisboa (Ulisboa), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). Para acessar a programação, clique aqui. Inscrições A inscrição para o evento pode ser enviada para o e-mail assessoria@insa.gov.br, contendo nome, instituição, e-mail e telefone para contato. As vagas são limitadas e a participação será mediante a confirmação da comissão organizadora.

Fonte: Insa

Próximos Eventos