+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Novo site dos Laboratórios Compartilhados amplia acesso a equipamentos científicos na Bahia

Dentro de poucos dias, importantes equipamentos de pesquisa do território baiano estarão reunidos em um único ambiente online, o que promete simplificar a vida da comunidade científica do estado. No próximo dia 22 (terça-feira), às 15h, o Parque Tecnológico da Bahia irá sediar o evento que marca o lançamento do portal Laboratórios Compartilhados, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
O site reúne um conjunto inicial composto por 51 dispositivos, a exemplo de impressoras 3D, diversos tipos de microscópios e até uns com nomes bem diferentes, como a Extrusora Monorosca e o Cromatógrafo a Gás. Os nomes podem ser complicados, mas a unificação destes equipamentos deve facilitar o dia a dia de quem respira ciência na Bahia. Estes equipamentos são de propriedade de universidades, institutos de pesquisa e instituições de pesquisa privadas sem-fins lucrativos.
Com o lançamento do site Laboratórios Compartilhados e a ampla divulgação, outras instituições devem se juntar ao time que disponibiliza equipamentos, dentro do portal, amplificando a desburocratização, um dos principais objetivos desta primeira etapa do projeto.  É importante salientar que o cadastro dos aparelhos é livre e de responsabilidade das respectivas instituições.
“A verdade é que já existem diversos equipamentos que podem e são utilizados sem burocracia, mas as pessoas, simplesmente, não têm acesso à informação, contratando, muitas vezes, serviços em outros estados brasileiros”, pondera o chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho, que enfatiza, também, que “desta forma, há um melhor aproveitamento dos recursos que temos em nosso território”.
SERVIÇO
O que: Lançamento do site dos Labaratórios Compartilhados;
Quando: Terça-feira (22/03), às 15h;
Onde: Parque Tecnológico da Bahia (Edifício Tecnocentro – R. Mundo, 121 Trobogy).
Fonte: SECTI-BA

Próximos Eventos