Giro nos Estados

Novo secretário de ciência e tecnologia, do Rio de Janeiro, toma posse

O engenheiro Luiz Edmundo tomou posse no lugar do deputado federal Alexandre Cardoso

O engenheiro Luiz Edmundo Costa Leite tomou posse, nesta segunda-feira (4/06), como novo secretário estadual de Ciência e Tecnologia. Durante a cerimônia de posse, realizada na sede da Academia Brasileira de Ciência, no Centro do Rio, o deputado federal Alexandre Cardoso destacou os avanços obtidos durante o período em que esteve à frente da pasta:

– Quando chegamos, o grande desafio era fazer a secretaria ter um fato marcante. Conseguimos sair do verbo para a verba. Os recursos da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro) saíram de menos de 1% para 2% da receita do ICMS arrecadado no estado. Isso significou cerca de R$ 1,5 bilhão investido em pesquisa e inovação. As verbas das três universidades estaduais foram dobradas. A Faetec recebeu R$ 800 milhões. Os pólos de ensino a distância da Fundação Cecierj passaram de 20 para 32. Hoje, temos 280 mil alunos matriculados no ensino profissional e 34 CVTs (Centros Vocacionais Tecnológicos) inaugurados – relatou.

Alexandre Cardoso, que se descompatibilizou do cargo para disputar as próximas eleições municipais.

Em seu discurso de posse, Luiz Edmundo também ressaltou os ganhos da secretaria durante a gestão de Alexandre Cardoso, lembrando que a Faperj deverá lançar, neste ano, 34 editais, no mínimo, de apoio à pesquisa e à inovação no estado.

– Tivemos projetos de grande porte realizados, como a construção do Museu Ciência e Vida,em Duque de Caxias, e o projeto Rio Estado Digital, que oferece sinal de redewi fi gratuito para a população. A Secretaria passou a ter um norte, porque o governo tem um norte – afirmou.

Segundo Luiz Edmundo, substituir Alexandre Cardoso é uma tarefa quase impossível.

– Ele sempre encarnou a máxima de Augusto Comte: “Amar. Pensar. Agir” – disse o novo secretário.

Compuseram a mesa, além do deputado Alexandre Cardoso e do secretário Luiz Edmundo, os reitores da Uerj, Ricardo Vieiralves, da Uenf, Silvério Freitas, da Uezo, Roberto Soares, e o diretor da Academia Brasileira de Ciências Luiz Davidovich. Prestigiaram o evento o presidente da Faetec, Celso Pansera, da Faperj, Ruy Garcia Marques e da Fundação Cecierj, Carlos Bielchovsky.

Fonte: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Próximos Eventos