Giro nos Estados

Novo espaço do Porto Digital abrigará a economia criativa

A secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, participou nesta segunda-feira (13/02) ao lado do governador Paulo Câmara, da cerimônia de inauguração do novo espaço do Porto Digital no Bairro do Recife. Restaurado com recursos do Governo de Pernambuco e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), localizado no número 235 da rua do Apolo, o sobrado, com área de cerca de 1.500 m², reúne em um único ambiente as iniciativas de empreendedorismo, economia criativa e fabricação digital do parque tecnológico, buscando estimular as conexões entre empreendimentos inovadores.

Na oportunidade, Lúcia Melo destacou o esforço comum, Governo do Estado e BNDES, “em mais um projeto ousado do Porto Digital”. Para ela, é necessário acelerar os novos modelos de fazer negócio e o desafio é aumentar a escala, favorecendo o processo de criação para que as empresas cresçam rápido. O novo prédio, neste sentido, favorece esse entendimento ao agregar todas as etapas de um projeto de inovação.

“É uma proposta que traz e antecipa os desafios do futuro, das novas habilidades que são exigidas, dos novos modelos de fazer negócio, nas oportunidades que surgem e que vão surgir ainda mais se a gente tiver esse tipo de complexo que congrega as pessoas, os valores e as ideias”, pontuou.

O Governador Paulo Câmara ressaltou a importância da parceria com o parque tecnológico no desenvolvimento do setor no Estado. “A gente fica muito orgulhoso de participar de momentos como esse que representam bem o potencial da economia do conhecimento, da economia criativa que o nosso Estado tem desenvolvido. E isso também tem sido um diferencial importante para Pernambuco. Estamos cada vez mais mostrando ao Brasil a força do nosso trabalho na educação, assim como na área de ciência, tecnologia e inovação”, declarou.

Com aporte de R$ 1,1 milhão do Governo de Pernambuco e R$ 8,8 milhões do BNDES, o novo espaço do Porto Digital possui uma área de 1.500 metros quadrados (m²) e abriga um auditório com capacidade de até 100 pessoas, galeria de artes digitais com 90m², incubadora de startups com 85 pontos de coworking, design center com capacidade para 20 pessoas para atender até seis projetos simultâneos e uma sala de formação com capacidade para 20 pessoas. O L.O.U.Co, o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados, espaço do Porto Digital para fabricação digital, internet das coisas (IoT) e impressão 3D também está instalado no novo prédio, ocupando uma área ainda maior.

Fonte: SECTI-PE

Próximos Eventos