+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Nove municípios baianos recebem o Programa Cidades Digitais

A secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto e a diretora de Fomento às Tecnologias de Informação e Comunicação da Secti, Jurema Valença, se reuniram com prefeitos e técnicos de nove municípios baianos, que vão receber o Programa Cidades Digitais. O encontro aconteceu ontem à tarde (19), no Parque Tecnológico da Bahia.

Lygia Pupatto destacou que os municípios serão parceiros e fundamentais nesta primeira etapa do projeto piloto. “A ideia é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Queremos inaugurar a primeira unidade na Bahia, prevista para maio”, pontuou.

“Somos uma das cidades mais pobres da Bahia, com apenas 3 mil e 500 habitantes na sua sede. Com o Cidade Digital, vamos ampliar o número de serviços e avançar no acesso à internet. Uma grande ação para nossa população, que terá o uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação como praças, parques e rodoviárias”, comemora o prefeito de Nilo Peçanha,  Carlos Antônio Azevedo.

O ministério instalou as redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais, capacitou os servidores municipais e vai disponibilizar aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação.  Os nove municípios baianos onde o programa será inaugurado são: Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Uruçuca, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas.

A primeira etapa contempla 80 municípios. Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes, sendo 20 deles na Bahia, que serão contemplados na segunda etapa do programa. O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.

Fonte: SECTI-BA

Próximos Eventos