+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Na reta final para o Exame Nacional, MT Enem 2017 realiza ‘aulões de véspera’

Na reta final para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os alunos do MT Enem 2017 tiveram ‘aulões’ de revisão nos dias 30 e 31 de outubro, em Cuiabá, Várzea Grande e on-line para todo Estado. O preparatório da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), iniciou as aulas em julho e atendeu mais de 3 mil alunos entre turmas presenciais em Cuiabá e Várzea Grande e à distância para todo Mato Grosso.

As provas do Exame Nacional começam neste domingo, dia 05/11, e a etapa contempla as áreas de linguagens e ciências humanas, além da Redação. O restante dos testes acontece no dia 12/11, com Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química, e da Matemática. “Com apenas cinco dias para o início das provas, as revisões impactam diretamente no desempenho dos alunos. O MT Enem 2017 é um investimento do Governo do Estado para que nossos estudantes ampliem as oportunidades e expectativas de ingresso nas melhores universidades do país”, ressalta secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio Parreira.

O aluno Felipe Alan Teixeira, de 20 anos que já terminou o ensino médio, conta que a oportunidade de cursar o preparatório fez a diferença no preparo até aqui. “Os conteúdos, os professores e os simulados que tivemos até aqui faz com que a gente aprenda e possa ficar mais tranquilo”, afirma Felipe, que vai tentar uma vaga para a faculdade de agronomia. Já Ana Beatriz Borges, do 3º. ano do ensino médio, afirma que conhecimento e calma são as estratégias utilizadas. “O cursinho abriu portas para o conhecimento. Agora com as revisões, os aulões e as dicas é só ter tranquilidade e fazer as provas”, diz Ana, que busca uma vaga na faculdade de psicologia.

O coordenador do MT Enem 2017, professor Sérgio Cintra, reforça que a reta final é das revisões e da preparação emocional para as provas. “Agora é importante ter leveza, diminuir o ritmo para estar pronto no domingo. O segredo é revisar com calma e atenção os principais conteúdos”. Cintra explica que as provas do primeiro domingo são cruciais, já que agregam a redação. “Nas revisões estamos focando nas técnicas de redação e nos temas atuais como A exploração sexual de crianças, trabalho voluntário, obesidade infantil, ONU entre outros”, declara Cintra.

Durante os quatro meses de aulas, o MT Enem 2017 realizou dois simulados nos mesmos moldes das provas para ambientar os alunos tanto na logística, quanto na realização das provas. Cintra explicou que foram empregados os mesmos sistema de horário, conteúdos, formatos de questões e até de cartão de respostas do Enem. “Quem participou dos simulados já sabe o que vai encontrar na logística das provas. Agora é ter tranquilidade e focar na universidade”, diz Cintra.

O MT Enem 2017 é um curso intensivo preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Destinado a alunos de baixa renda familiar e que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, atendeu mais de 3 mil alunos por todo Estado.

Confira os detalhes das provas:
Enem 2017 – 5 e 12 de novembro de 2017
Horários:
12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas em 5/11
18h – Término das provas em 12/11
Resultado: 19 de janeiro de 2018

OBRIGATÓRIO
Documento original, oficial e com foto. Não são aceitas cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto. São aceitos: RG, CNH, certificado de reservista, passaporte, carteira de trabalho, entre outros. Se você perdeu ou teve o documento roubado deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.
Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.
PROIBIDO
Lápis, chaves, livros, manuais, borracha, anotações, boné (ou similares), fones de ouvido (ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados), impressos, lapiseira, óculos escuros, caneta de material não transparente, dispositivos eletrônicos.

Fonte: SECITEC-MT

A ETE Lucas do Rio Verde atenderá 225 alunos em sete turmas que iniciam as aulas no dia 14 de agosto. Além das modalidades ofertadas – Técnico em Automação Industrial, Técnico em Agroindústria, Técnico em Hospedagem, Técnico em Agropecuária, Técnico em Agricultura e Técnico em Edificações, duas são novidades. “Com base na demanda do município identificamos que as turmas novas de automação industrial e agroindústria atenderiam Lucas do Rio Verde”, destaca o superintendente de Educação Profissional e Superior, Joaci Silva.

A intenção do Mediotec 2017 é dar suporte ao crescimento de atividades vinculadas ao contra-turno do alunos, propiciando uma formação técnica. Para acessar os cursos, os interessados devem estar regularmente matriculados no ensino médio e então optar pelos cursos técnicos, simultaneamente. “As turmas oferecem mais uma opção profissionalizante de qualidade. A ideia é que ao terminar o ensino médio, o aluno já esteja preparado para ingressar no mercado de trabalho”, afirma o superintendente de Educação Profissional e Superior, Joaci Silva.

Ao todo, o novo modelo de cursos para o Ensino Médio terá 142 turmas, divididas em 37 cursos técnicos para 53 municípios. Com mais de 3,7 mil alunos atendidos em todo Estado, os cursos do MedioTec oferecidos pela Secitec, via Escolas Técnicas Estaduais – Alta Floresta, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Diamantino, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Cuiabá, coordenarão os cursos regionalmente.

MECATRÔNICA
Além dos cursos do MedioTec em Lucas do Rio Verde a Escola Técnica Estadual oferecerá o curso de Técnico em Mecatrônica. A turma de 40 vagas inicia dia 14 de agosto e foi uma demanda local atendida pela Secitec.

Próximos Eventos