+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Município no Pará recebe pela primeira vez a Mostra de Ciência e Cultura

Trazendo telescópios que conseguem visualizar os anéis de Saturno, microscópios que desvendam as micropartículas de células de plantas e ensinamentos sobre o corpo humano e a biodiversidade amazônica, a Mostra Vicente Salles de Ciência e Cultura chega, pela primeira vez, ao município de Bragança nesta quinta, 23, e sexta-feira, 24. Milhares de estudantes das escolas municipais e estaduais da cidade são esperados no evento, que é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa do Pará.

Quem visitar a Mostra, que acontece no Instituto Santa Teresinha, em Bragança, poderá conferir de perto uma criação de abelhas sem ferrão, trazidas pela Associação Agroecológica Iara, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A exposição tem o objetivo de ensinar a Meliponicultura (nome dado à criação racional de abelhas sem ferrão), que se insere dentro do conceito de desenvolver práticas agrícolas economicamente viáveis, ecologicamente sustentáveis e socialmente justas.

“Trazemos aqui as abelhas ‘Melíponas’, que possuem ferrões atrofiados, as quais contribuem para a polinização, produzem mel que fazem bem à saúde e podem gerar renda às famílias que a criarem”, explica a graduanda em Engenharia Florestal da UFRA, Elesandra Silva.

Entre as novidades desta edição do evento, está a palestra sobre “A história dos calendários”, ministrada pelo graduando em Física da Universidade do Estado do Pará, Victor Takeshi. “De onde veio a ideia do calendário? É essa é a curiosidade que pretendo despertar nos estudantes, mostrando, por meio de imagens e vídeos, que o calendário vem sofrendo várias modificações no decorrer do tempo, baseadas na Astronomia e na Religião”, afirma o graduando.

Feira Estadual – A abertura do evento contou com a participação do Diretor de Ciência e Tecnologia da Secti, Geraldo Narciso da Rocha Filho, que contextualizou a realização das Mostras: “É uma iniciativa integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como evento principal em âmbito estadual a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Belém”. Na sua fala, o Diretor Geraldo Narciso confirmou oficialmente que a Feira deste ano acontecerá no Hangar-Convenções e Feiras da Amazônia, no período de 23 a 25 de outubro.

A programação da Mostra em Bragança continuará até às 17h desta sexta-feira, com visitação gratuita. Em seguida o evento segue para o município de São Miguel do Guamá. Confira mais fotos das edições da Mostra Vicente Salles de Ciência e Cultura na página oficial do evento no Facebook: www.facebook.com/pages/Feira-Estadual-de-Ci%C3%AAncia-Tecnologia-e-Inova%C3%A7%C3%A3o/441495819225543?ref=hl.

Fonte: Ascom Secti-PA

Próximos Eventos