Giro nos Estados

MT sedia evento nacional sobre Interação Humano-Computador

Pela primeira vez o ‘Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais’ acontece na região Centro-Oeste, entre os dias 05 e 09/11 em Cuiabá.

A partir desta segunda-feira (05/11), Cuiabá é palco para o ‘Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC´12)’, sendo a primeira vez que o evento acontece na região Centro-Oeste. O estado de Mato Grosso foi o escolhido para demonstrar o desenvolvimento contínuo e expressivo das pesquisas nessa região do país. O IHC´12 é o principal evento nacional para troca de ideias e informações sobre estudos e pesquisas multidisciplinares que visam contribuir com a interação entre usuários e sistemas computacionais. Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o simpósio segue até o dia 09 de novembro.

A programação do IHC´12 inclui atividades diversificadas, como workshops, tutoriais, apresentação de trabalhos científicos e discussões voltadas para o mercado de trabalho, além da presença confirmada de dois palestrantes internacionais. São eles: o professor e pesquisador do grupo de Tecnologia Musical da Universidade Pompeu Fabra (UPF) em Barcelona, Sergi Jorda e a professora e líder do grupo de engenharia de software do Departamento de Computação e Ciência da Informação na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), Letizia Jaccheri.

Na ocasião, também, a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Cecília Baranauskas, irá coordenar o ‘GranDIHC-BR – Prospecção de Grandes Desafios de Pesquisa em Interação Humano-Computador no Brasil (2012-2022)’, painel que tem o intuito de planejar questões de pesquisa na área de IHC que serão importantes para a ciência e o país num período de 10 anos, estendendo o alcance do Desafio 4 (Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento) proposto pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

 Profissionais da área, estudantes e interessados ainda podem se inscrever pelo site do evento (http://www.ufmt.br/ihc12/). A inscrição básica dá direito ao material do simpósio e inclui a participação nas sessões técnicas com apresentação dos artigos completos, resumidos e industriais; presença nas palestras internacionais e painéis; e a atividade externa que será realizada em Chapada dos Guimarães com exposição dos pôsteres, almoço e traslado.

A NATUREZA DA/NA INTERAÇÃO

De acordo com os coordenadores do evento, Cristiano Maciel e Patricia de Souza, o tema do IHC´12 este ano ‘A Natureza da/na Interação’ tem como objetivo “evocar a tendência das interações mais naturais e intuitivas, a forte presença da computação social e coletiva, e trazer a naturalidade ao processo de interação entre pessoas e tecnologia a qualquer momento e lugar, respeitando a natureza e seus recursos”, destaca Maciel.

“Estão convidadas a participar as diversas comunidades que atuam na área de IHC para discutir o papel dos pesquisadores e profissionais no desenvolvimento de tecnologias interativas que possam prover naturalidade, socialização, construção colaborativa para o futuro sustentável e em harmonia com os recursos naturais”, conclui Souza.

Outras informações: http://www.ufmt.br/ihc12/

Fonte: Assessoria de Comunicação/IHC´12

Próximos Eventos