Giro nos Estados

MPE e Fapitec/SE discutem pesquisas sobre a bacia hidrográfica do Rio São Francisco

Na última quarta-feira, 11, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), participou de uma reunião no Ministério Público Estadual (MPE), em conjunto com o secretário da Sedetec, Francisco Dantas, o secretário do Meio Ambiente, Oliver Chagas, e o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, com o objetivo de discutir possíveis estudos sobre as bacias hidrográficas de Sergipe. Também participou da reunião o diretor financeiro da Fapitec/SE, Josenito Oliveira.

A diretora do Centro de Apoio ao Rio São Francisco, Dra. Allana Rachel Monteiro, destacou que a parceria com o Governo de Sergipe é de grande importância para a continuidade do projeto “Nascentes do São Francisco”,que obteve a primeira colocação no concurso realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Segundo a diretora, o objetivo é agregar várias instituições ao projeto.

“O arranjo institucional que estamos fazendo aqui é de grande importância porque terá a melhor mão de obra para se trabalhar, que são os estudantes de mestrado, doutorado e iniciação científica orientados pelos professores de instituições como a UFS. É a melhor mão de obra de poderíamos ter para os estudos das bacias hidrográficas. O MPE só tem a agradecer a adesão da UFS, da Sedetec e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente”, destacou Allana.

Para o presidente da Fapitec/SE, José Ricardo de Santana, a parceria da Fundação com o MPE é importante para o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas no estado voltadas para o Meio Ambiente. “A participação da Fapitec nessa ação é uma forma de fortalecer o programa de pesquisa em políticas públicas, que desenvolvemos a partir das demandas das Secretarias de Estado. Nessa temática, por exemplo, já temos uma ação em andamento com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos com seis projetos em fase de finalização. O secretário do Meio Ambiente, Oliver Chagas, também manifestou o apoio a essa ação conjunta do MPE”, afirmou.

Ainda segundo a Fapitec a expectativa é firmar o apoio com a ANA. “Temos a expectativa, inclusive, de firmar convênios com a Agência Nacional de Águas para a realização dessas pesquisas sobre as bacias hidrográficas em nosso estado. A articulação com o MPE, através da Dra. Allana é de fundamental importância para que tenhamos êxito nessa ação”, ressaltou.

O secretário da Sedetec, Francisco Dantas, destacou que o Estado apoiará a ação do MPE destacando a importância do projeto na recuperação de áreas degradadas. “Nós temos que ver o aporte que será necessário a partir do nosso orçamento, mas o Estado entende que a ação é importante e a forma como está sendo construída a parceria é bastante apropriada e só estimula a nossa participação”, afirmou.

Projeto

O Projeto MP Salvando Rios -“Nascentes do São Francisco” foi criado para instituir nos municípios de estado de Sergipe uma política pública de longo prazo capaz de reverter o quadro de degradação ambiental nas propriedades rurais, transformando o Município e os proprietários rurais em produtores de água e em agentes ativos na restauração e na conservação do solo das áreas de preservação de permanente (APP’s) e das reservas legais.

Fonte: SEDETEC-SE

Próximos Eventos