+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Mostra de Ciência e Cultura começa nesta semana no Pará

Exposição itinerante visitará municípios do interior do Pará

Na cerimônia de lançamento da Mostra Márcio Ayres de Ciência e Cultura, na quarta-feira passada, 28 de abril, o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará (Sedect), João Weyl, destacou a importância da divulgação científica, ressaltando que a produção de conhecimento é uma das áreas mais estratégicas do governo local.

“Acreditamos na transformação da sociedade através da educação”, disse Weyl, que também apresentou o site oficial do evento (http://www.semanact.pa.gov.br), e lembrou que a Sedect coordena as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Pará desde o ano de 2007.

O evento homenageia o biólogo José Márcio Ayres, primatólogo formado pela USP e com doutorado pela Universidade de Cambridge. O pesquisador criou o Núcleo de Primatologia da Amazônia do Museu Paraense Emílio Goeldi e foi um dos primeiros a pensar em desenvolvimento sustentável dentro de áreas de preservação.

Falecido em 2003 aos 49 anos, Ayres deixou como legado a Estação de Mamirauá e de Amanã, no Estado do Amazonas, as primeiras Reservas de Desenvolvimento Sustentável do país, um modelo que virou referência internacional.

A mostra itinerante antecipa a Feira Paraense de Ciência de Tecnologia, que ocorrerá de 18 à 21 de agosto de 2010. A mostra José Márcio Ayres de Ciência e Tecnologia ocorrerá em quatro municípios do interior do Estado, começando por Moju (dias 5 e 6 de maio), passando por Capanema (dias 19 e 20) e Santarém (dias 26 e 27) e terminando em Salvaterra (31 de maio e 1º de junho).

Fonte: Jornal da Ciência com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará

Compartilhe:

    Próximos Eventos