Giro nos Estados

Modelo do Centro de Inovação será entregue em Chapecó

Um das onze cidades selecionadas pelo Governo do Estado para abrigar Centros de Inovação, Chapecó receberá a maquete representando o projeto que será construído nesta sexta-feira, 14, às 17 horas, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR). “São centros de referência em inovação e empreendedorismo, que buscam desenvolver o município e sua região de forma sustentável, posicionando a ciência, tecnologia e inovação como questão estratégica”, declara o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.

Além de Chapecó, terão edifício do projeto as cidades de Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul, Lages, São Bento do Sul, Joinville e Joaçaba. Há dois modelos de edifícios, sendo que o maior, com 3.800 m2 custará em torno de R$ 7,5 milhões e o menor, com 2.200 m2, custará R$ 5,2 milhões aproximadamente. Chapecó receberá o modelo de 3.800 m2.

Os Centros de Inovação serão as primeiras obras públicas em Santa Catarina projetadas em Building Information Modeling (BIM), tecnologia desenvolvida com base em informações coordenadas, envolvendo projeto, construção até a operação. “Com a adoção deste modelo é possível criar a documentação e as informações digitais coordenadas do empreendimento, acelerando a finalização de modo seguro, mais econômico e com impacto ambiental reduzido”, explica Bornhausen.

Entre os objetivos do projeto, destaca-se a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação; o fortalecimento da comunicação entre as instituições participantes; a intensificação da pesquisa científica e tecnológica, além da cultura do empreendedorismo em cada região; a geração de novos negócios pautados na vocação de cada município, emprego qualificado e renda; entre outros.

AGENDA
14 de março – 17 horas

Local: Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Chapecó

Endereço: Avenida Nereu Ramos, 31-D – Centro – Chapecó

Fonte: SDS-SC

Próximos Eventos