+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Mobilização para o edital +Pesquisa AgroCapixaba chega à Ufes

Após realizar diversas reuniões no interior do Estado, nos meses de fevereiro e março, a equipe técnica coordenada pelo secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, e pelo diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), José Antonio Bof Buffon, promove nesta terça-feira (15), de 08h30 às 17 horas, no Campus da Ufes, em Goiabeiras, um grande encontro com objetivo de estimular o intercâmbio entre pesquisadores e grupos de pesquisas de instituições públicas e privadas sediadas no Espirito Santo para participarem do Edital +Pesquisa AgroCapixaba. 

Disponível em www.fapes.es.gov.br e www.seag.es.gov.br, e com recursos da ordem de R$ 14 milhões, o Edital +Pesquisa AgroCapixaba, do Governo do Estado, por meio da Seag e Fapes, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), é considerado o maior da história da agropecuária do Espírito Santo. Outra novidade, e que exigiu os esforços de mobilização dos pesquisadores e instituições, é que os projetos precisam, necessariamente, serem desenvolvidos em Rede. Cada Rede de pesquisa terá um coordenador e será composta, por no mínimo, três projetos, cada qual com um coordenador distinto.

Pelo menos um dos projetos deve ser coordenado por pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ou do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). O Edital +Pesquisa AgroCapixaba é o primeiro fruto do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, o Pedeag 3, que, após diálogo com professores e pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa, definiu onze áreas temáticas a serem desenvolvidas, como explica o secretário da Seag, Octaciano Neto: Fruticultura; Mamão; Cafeicultura; Produção Animal; Olericultura; Pipericultura; Silvicultura; Culturas Alimentares e Floricultura; Agricultura e Pesca; Água, Solo e Agricultura de Baixo Carbono e Agroecologia e Agricultura Orgânica.

Sobre o encontro final de mobilização na Ufes

Nesta terça-feira (15), a abertura do encontro será às 08h30m, no auditório Manoel Vereza de Oliveira, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), na Ufes, em Goiabeiras. Às 09 horas, acontece palestra com o pesquisador da Embrapa, Zander Navarro, com o tema: “A pesquisa no desenvolvimento da agropecuária”.

Das 10 às 12 horas, serão feitas apresentações institucionais da pesquisa em agropecuária, quando devem falar os representantes da Ufes, Instituto Federal de Educação (Ifes), Incaper, Universidade Vila Velha (UVV), Unesc, Univix, Faesa, dentre outros. Na parte da tarde, das 14 às 17 horas, serão realizadas oficinas sobre os onze temas do Edital Fapes/Seag nº 06/2015 – +Pesquisa AgroCapixaba, Projetos em Rede.

Fonte: SECTTI-ES 

Próximos Eventos