+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Ministro participa da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Goiás

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, participou da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Pirenópolis, nesta terça-feira (14/10). O evento, com grande público, aconteceu dentro do I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. Entre as autoridades presentes também estavam o secretário Mauro Faiad (Sectec), o reitor da UEG, Haroldo Reimer, a presidente da Fapeg, Maria Zaíra Turchi, a coordenadora da SNCT em Goiás, Rosidalva Lopes e representantes de instituições acadêmicas no Estado.

 O ministro Campolina destacou a importância do tema adotado este ano para a SNCT: Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social. Segundo ele, qualquer atividade da humanidade, e especialmente as que envolvem o setor de ciência e tecnologia, devem ter como alvo principal o desenvolvimento social. “Ciência e tecnologia têm que estar a serviço da população”, disse o ministro.

Ele também destacou o trabalho realizado pelo governo de Goiás através da Sectec. “Esse esforço de Goiás é muito positivo. O Estado tem construído bases urbanas significativas, em um processo de industrialização rápido e moderno”, disse Campolina. Segundo ele, Goiás está se tornando uma referência para todo o País devido à rápida e profunda transformação que tem vivido.

Em alguns momentos o ministro enfatizou a importância de cada etapa da educação para que o Brasil alcance índices mais elevados nesta área. “Temos que combinar as várias instâncias educacionais em prol de um projeto de educação nacional”, afirmou Campolina. Sobre os cursos de pós-graduação, o ministro fez um alerta: “Pós não pode ser elitista, mas tem que ter qualidade, senão vulgariza”.

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina disse que já são mais de 1 mil cidades envolvidas no evento. E, segundo ele, este é um momento de se trabalhar a consciência política da população. “Uma oportunidade para que os jovens conheçam a diversidade de campos científicos e façam suas opções”. Ele adiantou que o tema da SNCT para 2015 será “Luz, ciência e vida”.

Fonte: SECTEC-GO

Próximos Eventos