Giro nos Estados

Ministro da C&TI conhece potenciais científicos do Estado e recebe pleitos do RS

O ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp esteve com uma intensa agenda no Estado do Rio Grande do Sul visitando universidades, laboratórios de pesquisa e conversando com a comunidade científica.

Nesta última sexta-feira (13/04), Marco Raupp foi recebido pelo governador do Estado, Tarso Genro, juntamente com o secretário da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico- SCIT, Cléber Prodanov e a diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS, Nádya Pesce da Silveira, além de outros secretários e autoridades. Na continuidade deste encontro, foi realizada uma reunião da SCIT e da FAPERGS com o objetivo de apresentar ao ministro o planejamento das estratégias de investimento em C, T&I no Estado, com foco no desenvolvimento e os pleitos de investimento para que as demandas possam ser atendidas.

O diretor técnico da SCIT, Luciano Andreatta, explanou sobre os Polos Tecnológicos, a geografia da indústria (nova economia e economia tradicional), a Rede Riosul de Pesquisa, a política de Popularização da Ciência e os Centros de Competitividade que são focados em 3 blocos, indústria oceânica e naval; saúde avançada, através do Instituto do Cérebro e o Centro de TIC. Também falou sobre os Editais da FAPERGS com foco setorial como, por exemplo: agricultura e irrigação.

A diretora da FAPERGS, Nádya da Silveira fez um resumo dos pleitos da Fundação destacando os Editais PROBIC; o Programa Primeiros Projetos/ CNPq; o Observatório de C,  T &I; o Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (PRONEM); Programas Estruturantes; Programa de Interação Universidade Empresa e apoio ao setor de microeletrônica do Estado, com uma demanda de R$ 20 milhões de investimentos para o atendimento dos mesmos.

Na ocasião, Nádya entregou ao ministro Marco Antônio Raupp um documento, detalhando os pleitos da Fundação, e um convite para receber a Medalha Sylvio Torres, na solenidade do Prêmio Pesquisador Gaúcho, que será realizada em 30 de outubro, na FIERGS, dentro do Congresso Internacional da Inovação. O ministro aceitou o convite e manifestou que este investimento de R$ 20 milhões é um pleito adequado, tendo em vista a relevância do estado na área de Ciência e Tecnologia.]

Fonte: SCTI-RS

Próximos Eventos