Giro nos Estados

Minas Gerais lidera inscrições na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013

Minas Gerais é o estado com o maior número de atividades cadastradas no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2013. Até o momento, são 1424 atividades, envolvendo 50 municípios e 72 instituições. A 10ª edição da SNCT – que acontece entre os dias 21 e 27 de outubro – é uma ação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia, bem como estimular o ensino e o conhecimento científico. Em Minas, o evento é organizado pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). O tema do evento é “Ciência, Saúde e Esporte.
Neste ano, Minas pretende superar a marca de atividades realizadas em 2012. A expectativa é que dobre o número de atividades. O estado conquistou, ano passado, o primeiro lugar em número municípios, 133, e o maior número de instituições de ensino inscritas, 263. Em relação ao número de eventos, Minas Gerais conquistou o terceiro lugar com 3.431 atividades.
Para a coordenadora da Semana em Minas e técnica da Secretaria e do Governo de Minas, Lívia Leão, a iniciativa é uma das principais ações de popularização da ciência no Brasil. “As atividades que as escolas e as instituições promovem, por meio de alunos e professores, são brilhantes na divulgação da C&T e isso traz benefícios para quem participa”, comenta. Ela destaca que o principal desafio é despertar novas vocações nos alunos, gerar maior interesse pela pesquisa e o olhar curioso sobre temas voltados para a ciência e tecnologia. “Precisamos cada vez mais de professores, pesquisadores e alunos desenvolvendo seus projetos, pois são eles que alimentam e fazem a Semana acontecer”,  assegura.
Mobilização 
O Estado está mobilizando instituições de ensino. Os Polos de Inovação estão colaborando na mobilização dos municípios do Norte, Vale do Jequitinhonha e  Mucuri, em regiões e municípios onde atuam como Almenara, Araçuaí, Diamantina, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni. Os polos buscam parcerias com prefeituras e escolas para ampliar as atividades inscritas.
Outras instituições ganham destaque, como o Instituto Federal Minas Gerais – campus Ouro Preto, que todos os anos inscreve muitas atividades. A organização do IFMG acredita que a Semana contribui para que o município se destaque, não apenas como polo irradiador de cultura, mas também como referência na geração e na popularização de conhecimentos científicos e tecnológicos.
Uberlândia, no Triângulo Mineiro, também vem fortemente se mobilizando para a SNCT 2013. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a e a prefeitura Municipal montaram uma comissão que promove ações durante a semana. Eles organizam também a feira Ciência Viva e a Mostra Brincando e Aprendendo, que favorece a participação da comunidade, além de um banco de palestras, oficinas e visitas técnicas, oferecidas por pesquisadores da UFU e do IFTM.
A UFMG vai realizar diversos projetos de popularização da ciência, como UFMG Conhecimento e Cultura e Saúde, Esporte e qualidade de vida, evento anual da instituição. Em 2013, mais de dois mil trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão serão apresentados por estudantes da graduação, entre 21 e 25 de outubro, nos campi da UFMG em Belo Horizonte (Pampulha e Saúde) e de Montes Claros. Outro evento é “Biotecnologia de plantas medicinais: mostras científicas na Estrada Real”, que será realizado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Lá, estudantes de ensino fundamental e médio vão apresentar trabalhos sobre o tema “plantas medicinais” em seus municípios, nos dias 21 e 22 de outubro.
Premiação 
Sucesso em 2012, este ano também contará com um “Desafio” para impulsionar atividades. Aproveitando a temática da Semana, foi criado o Desafio + Ciência, para fortalecer e incentivar a semana no Estado. O objetivo é motivar as escolas públicas e privadas de todos os municípios mineiros a participarem efetivamente da SNCT, realizando atividades criativas e lúdicas relacionadas aos temas firmados pela organização da Semana. A escola que conseguir realizar o maior número de atividades será considerada vencedora do desafio, e premiada com viagens e passeios a museus de C&T em Minas e no Brasil. O município e a instituição, com melhor desempenho, também serão destacadas. Todas as iniciativas devem ser cadastradas no site da SNCT: www.semanact.mct.gov.br
Edital aberto para a Semana de 2014
O MCTI está com edital aberto para apoiar a realização de projetos e eventos de difusão, popularização e educação científica junto à sociedade brasileira, em universidades, instituições de pesquisa e ensino, museus, centros de ciência, planetários e outros espaços científico-culturais, fundações, entidades científicas e instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, atuantes em Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa visa à difusão e a popularização da ciência e tecnologia junto à sociedade brasileira, prioritariamente as atividades realizadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014, além de outras iniciativas que promovam a divulgação científica e a melhoria da qualidade do ensino em ciências, voltadas à população em geral. As inscrições vão até o dia 30/10/2013. Confira edital.
Café Científico Virtual 
Durante a Semana será realizado o Café Científico Cultural, através da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O evento da Sectes tem o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais e se constitui uma maneira inovadora de divulgar e expor pesquisas científicas, através de videoconferência com pesquisadores renomados. A videoconferência será transmitida por toda a rede da Uaitec/CVT, o que possibilita a participação de milhares de pessoas por todo o estado.
O objetivo é mobilizar o público interessado acerca da temática principal da SNCT 2013: Ciência, Saúde e Esporte. Os pesquisadores apresentarão blocos de 15 minutos cada, para demonstrar o resultado de suas pesquisas e o impacto das mesmas na sociedade. Para participar basta comparecer a uma das unidades Uaitec/CVT, entre os dias 21 e 25 de outubro. O primeiro bloco começa a ser transmitido às 15 horas e o segundo, às 17 horas. Veja a unidade mais próxima
Entre os palestrantes está o professor Marcos Pinotti, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, que irá abordar a importância da bioengenharia para o futuro; da professora Tânia Margarida Lima Costa, coordenadora do Projeto Museu Itinerante Ponto UFMG e diretora do Centro Pedagógico da UFMG. Ela falará da importância e da contribuição dos museus e centros de ciência para o ensino. Também haverá palestras focadas no esporte, como: “O Futebol como Elemento Cultural de Belo Horizonte” e “Futebol, Linguagem e Artes Letras”, entre outras.
Feira na UFMG 
Um dos destaques da SNCT 2013 será a realização da I Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), promovida pelas equipes do Centro Pedagógico da UFMG e pelo Museu Itinerante Ponto UFMG, também com apoio da Sectes. A Feira, que será de 21 a 23 de outubro, no Centro Pedagógico da UFMG – campus Pampulha, vai reunir mais de 150 trabalhos científicos, e envolverá alunos dos ensinos fundamental e médio, dos colégios de aplicação vinculados às instituições públicas e privadas de ensino superior e às escolas técnicas públicas e privadas de todo o país.
Além da visitação aos stands dos trabalhos científicos, o evento também contará com o Museu Itinerante Ponto UFMG – com seis salas em uma unidade móvel – e uma exposição externa, com experimentos de física, corpo humano, jogos lógicos, biologia, energia, entre outros. Durante a Feira os visitantes também poderão assistir ao teatro científico Arca do Lixo e a outras programações culturais. O agendamento de escolas pode ser feito através do e-mail: febrat2013@gmail.com
Fonte: Sectes MG

Próximos Eventos