Giro nos Estados

Minas estabelece parceria com governo paulista em ciência, tecnologia e recursos hídricos

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, o deputado federal licenciado, Narcio Rodrigues, propôs, nesta quinta-feira (17/01), em encontro com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo a ampliação da “parceria” entre Minas Gerais e São Paulo em áreas estratégicas como a “gestão de recursos hídricos” e “ações de integração na área de Ciência e Tecnologia”.
Ele foi recebido na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, pelo titular da pasta, Luiz Carlos Quadrelli; pelo Diretor da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Walter Tesch; o assessor técnico Giovanni Parlermo e pelo governador do Conselho Mundial de Águas eleito em novembro em Marselha, Lupércio Ziroldo, para uma reunião que durou mais de uma hora.
COOPERAÇÃO
Narcio Rodrigues apresentou um amplo detalhamento sobre a implantação da Cidade das Águas Unesco-Hidroex, e destacou o fato de que, 2013, será o Ano Internacional de Cooperação em Águas das Nações Unidas. “Chegou o momento em que a iniciativa do Hidroex precisa incorporar uma parceria mais concreta e mais ampla com as experiências de São Paulo. Há temas que nos unem diretamente, como é o caso do Rio Grande e do Aquífero Guarani e temos que criar uma agenda específica para atuarmos juntos em torno deles”, defendeu Narcio na reunião, com a concordância das autoridades paulistas da área de Recursos Hídricos.
Ficou acertado para, logo depois do Carnaval, um encontro entre a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e os dirigentes do Hidroex, e a promoção de um evento em Frutal em torno da melhor estratégia para a recuperação e preservação das áreas degradadas da Bacia do Rio Grande e um detalhamento da agenda comum a ser estabelecida entre as partes. “Desde que começou a ser montado o Hidroex, esperávamos por esse momento”, afirmou o coordenador Walter Tesch. “Concordamos com a necessidade de convergir em várias frentes da nossa atuação”.
ENSINO TECNOLÓGICO
Com o secretário Quadrelli, Narcio apresentou a proposta da Rede UAITEC, que está sendo implantada por Minas Gerais na reestruturação da antiga Rede CVT. “Precisamos do apoio de São Paulo, na troca de experiências e também na aliança para uso de conteúdos pedagógicos. Temos uma necessidade muito grande de aproveitar a experiência de São Paulo, especialmente nos cursos de Tecnólogos e na implementação de uma ação similar àquela que a Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo vem fazendo com o Programa Via Rápida.”  O secretário Quadrelli disponibilizou todo apoio para que a parceria entre Minas e São Paulo se “amplie”, “não só nessa, mas em outras áreas em que a união entre nós se mostrar útil para promover o desenvolvimento de nossos Estados”.
Fonte: SECTES-MG

Próximos Eventos