Giro nos Estados

Mato Grosso inicia debate sobre cidades inovadoras

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso e o Parque Tecnológico Mato Grosso, realizam o evento “Cidades Inovadoras”, nos dias 28 e 29 de junho, na Arena Pantanal.
O evento tem como objetivo abordar temas como inovação na gestão pública, conectividade/acesso à internet, internet das coisas e tecnologias, marco legal da ciência, tecnologia e inovação, tendo como público alvo: gestores, academia e iniciativa privada que integram o ecossistema de inovação, gestão e pesquisa do Estado de Mato Grosso.
Para isso, toda a programação será no sentido de provocar os diversos atores envolvidos – como gestores municipais, professores, estudantes e profissionais da área da tecnologia e gestão, e todos os demais interessados – com as discussão de temas relacionados ao foco central do evento.
Dessa maneira, os gestores das cidades de Mato Grosso terão, a partir deste evento, subsídios para realizar em suas cidades, ações inovadoras que tornem a qualidade de vida dos cidadãos melhor a cada dia.
“Queremos criar oportunidade para jovens que têm grandes ideias, mas acham que estão muito longe dos centros tecnológicos e acabam desistindo”, explica o secretário de Estado de Ciências, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio.
Ele afirma ainda que, tendo um norte para seguir, as prefeituras poderão ajudar esses jovens no passo a passo que eles precisam.
“Há múltiplas formas de conceituar as “Cidades Inovadoras”, mas qualquer definição estará sempre centrada nas pessoas, pois são elas a essência das cidades. Encontramos definições que tratam como inovadoras as cidades cujos governantes e cidadãos adotam e incentivam a práticas de sustentabilidade e prezam pelo empreendedorismo, como formas de favorecer o crescimento econômico, político e social, envolvendo pessoas, instituições e empresas na busca de melhor qualidade de vida, e promovendo a sinergia e a cooperação na sociedade. De forma mais pragmática, há indicadores que levam em conta o número de conexões de banda larga para acesso à Internet, a cobertura 4G, o número de patentes e de bolsas do CNPQ, o número de pólos tecnológicos, de incubadoras de empresas, e de empresas de tecnologia”, explica a Superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lectícia Figueiredo Oliveira.
O secretário Domingos Sávio pontua ainda a importância de um evento como esse para o avanço e incentivo do desenvolvimento e atuação das cidades no campo das ciências.
“Teremos uma extensa e importante programação que discutirá desde empreendedorismo, incubadoras e Aceleradoras de Startup, até o Novo Marco Legal, Inovação Tecnológica na Gestão Pública e Parques Tecnológicos e Redes Temáticas. Então nós temos uma gama de pessoas com muita expertise para orientar nossos gestores municipais e demais interessados no assunto. Nós estamos trazendo dez palestrantes de fora que estão na ponta dessas tecnologias. Mato Grosso tem se tornado cada vez um celeiro para investidores internacionais e queremos que a tecnologia esteja incluída nesse processo, de forma cada vez mais presente”.
Um dos destaques do evento é a palestra do diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Américo Tristão, que abordará casos de sucesso.
A abertura oficial do evento será no dia 29 de junho, às 18h30, na Arena Pantanal (Area Vip – Setor Oeste- Portão B) .

Confira a programação completa:
Dia 28/06 – Quinta-feira
09h – Painel: Internet das Coisas
Moderador: MTI
Painelistas: Álvaro Viebranz – GDG; Cleiton Fernandes – PMI

10h30 – Painel: Empreendedorismo
Moderador: Flávio Foguel – UNIVAG
Painelistas: Feliciano Azuaga – UNEMAT; Waldemar Mendonça – Fidelity Mobile; Henry Suzuki – Axonal (SP)

14h – Painel: Empreendedorismo Social
Moderador: Carlos Wolff – Parque Tec. MT
Painelistas: Ana Carla – Porto Social (PE); Ciranda Morais – She’sTech (MG); Alexandre Xavier – SOS Você

15h30 – Painel: Incubadoras e Aceleradoras de Startup
Moderador: Eliane Chaves – SEBRAE
Painelistas: Daniel Latorraca – IMEA/Agrihub; Fernando Pscheidt – SEBRAE; Irapuan Noce – Incubadora EIT

18h30 – Abertura Oficial

19h30 – Palestra Magna – Internet das Coisas na Prática das Cidades Inovadoras
Palestrante: Profa. Dra. Regiane Relva Romano – FACENS

Dia 29/06 – sexta-feira
09h – Painel: Parques Tecnológicos e Redes Temáticas
Moderador: Rogério Nunes – Parque Tec. MT
Painelistas: Maria Heloisa Karolczak – UNEMAT; BIOTIC (DF); Roberto Freitas – Parque Tec. Sorocaba (SP)

10h30 – Painel Smart Cities – Casos de Sucesso
Moderador: Rita Chiletto
Painelistas: Regiane Romano – FACENS (SP); Américo Tristão – MCTIC (DF);

14h – Painel: Novo Marco Legal da CT&I
Moderador: Jaqueline Albino – Parque Tec. MT
Painelistas: Gerson Lourenço – CNPQ (DF); Olivan Rabelo – EIT/UFMT; Sílvio Rangel – FIEMT

15h30 – Painel: Inovação Tecnológica na Gestão Pública
Moderador: José Antonio Nogueira – Parque Tec. MT
Painelistas: Fernando Nogueira – PMSP (SP); José Dom Carlos – Itabira Hub (MG); Leonardo Tadeu Bortolin – PM Primavera do Leste

17h – Encerramento

Fonte: Secitec MT

Próximos Eventos