+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Marc Richter é empossado presidente interino da Cientec no RS

O governador José Ivo Sartori empossou na manhã dessa segunda-feira (06/06), na presidência da Cientec, o diretor executivo, Marc Richter. Conforme o governador, com o objetivo de reduzir o gasto, ele deverá acumular as duas funções. O ato foi realizado na mesma solenidade em que foram empossados os novos secretários estaduais, Catarina Paladini, na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social; Raffaele Di Cameli, na Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos; e Luís Antônio Alcoba de Freitas, na Secretaria da Educação, onde permanece como interino e terá como secretária-adjunta a professora Iara Wortmann.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, como a CIENTEC, esteve representada na solenidade de posse pelo diretor administrativo-financeiro Marco Antonio Baldo.

Assim como Marc, também foram empossados, interinamente, os dirigentes de outros dois órgãos vinculados. Como diretor-presidente da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), assume Gilberto Baldasso. Na Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Jorge Fonseca fica no cargo de diretor-presidente.

Pedindo que os novos secretários mantenham o foco nos objetivos de suas pastas e não se deixem tomar pelo comodismo ou pela mesmice, o governador aconselhou: “Não tenham medo de fazer o que precisa ser feito. A luta política faz parte da construção democrática”.

Ao encerrar o pronunciamento, o governador afirmou que as mudanças necessárias para o Estado não são obra de um homem só e nem para um governo. Os primeiros passos, ressaltou Sartori, “já foram dados e precisam ter continuidade. Modernizar o Estado, servir às pessoas e promover o crescimento é o que espero da nossa equipe de governo. É isso que o Estado espera de nós”.

O governador também agradeceu aos ex-secretários Miki Breier, Vieira da Cunha e Eduardo Oliveira e os presidentes das Fundações, Daiçon Maciel da Silva (Cientec), Luciano Silveira (FDRH) pelo trabalho e desejou que todos sejam bem-sucedidos na nova caminhada.

Ao final da cerimônia, Sartori anunciou a indicação do deputado Alexandre Postal como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, e do deputado Gabriel Souza como líder do governo na Assembleia Legislativa.

Quem são os novos secretários 

-Raffaele Marsiaj Quinto Di Cameli é advogado formado pela PUCRS e atua também como consultor empresarial, com foco em marketing. Ocupava o cargo de chefe de gabinete do vice-governador José Paulo Cairoli.

– Luís Antônio Alcoba de Freitas é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, pós-graduado em Direito de Estado pela Ufrgs e especialista em Gestão Pública. É membro da Advocacia-Geral da União (AGU), onde ocupou, entre outros cargos, o de procurador regional na 4ª Região. Também foi assessor jurídico do Tribunal de Justiça do Estado, diretor do DMLU de Porto Alegre e chefe de gabinete de Vieira da Cunha na Câmara de Vereadores da capital, no fim da década de 1980.

– Catarina Paladini (José Antonio Júnior Frozza Paladini) é deputado estadual pelo PSB desde 2011 e está no segundo mandato na Assembleia Legislativa, onde foi vice-presidente de 2014 a 2105. Atuou como presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e foi ainda titular da Comissão da Educação, Cultura e Desporto. É formado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas. Nasceu em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, mas ainda criança foi morar em Pelotas. Atualmente, preside o PSB daquele município.

Fonte: Fapergs

Próximos Eventos