+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Maranhão tem 659 atividades cadastradas em 27 cidades

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2012 tem 659 atividades cadastradas, em 27 cidades, no Maranhão. A expectativa de público chega a 100 mil pessoas, segundo a organização do evento. Entre os destaques da programação, estão a Feira de Ciência, a Tenda da Biodiversidade, a ExpoPecc e a Jornada de Extensão. Além de campi universitários, espaços públicos das cidades servirão como palco para atividades e experimentos científicos em interação com a população.

“A SNCT é o maior evento de popularização da ciência no Maranhão. Geralmente é realizada nas universidades e em praça pública, objetivando que os estudantes do ensino básico e fundamental tenham contato com o tema ainda com pouca idade”, explica a professora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) Ana Nélo, coordenadora da semana no estado. “Aqui os alunos participam de oficinas interativas, ou seja, fazem ciência. Procuramos ainda despertar o interesse pela leitura e entendimento sobre o que é ciência, em uma linguagem do cotidiano.”

O campus da Ufma concentrará as atividades em São Luís. O estande institucional abrigará a Feira de Ciência, onde haverá exposições interativas com experimentos que simulam as leis da física e aulas sobre a matéria direcionada às pessoas com deficiência visual. As diferentes fontes que originam biocombustíveis e suas vantagens para sustentabilidade também serão comentadas. O estande do hospital universitário terá oficinas de saúde bucal, em que o público receberá orientações odontológicas.

Na Tenda da Biodiversidade, montada no Departamento de Química, haverá oficinas para alunos de graduação e pós-graduação ministradas por professores da área de Aplicação da. Para o público serão realizadas demonstrações da “chuva de ouro”, efeito pirotécnico proporcionado a partir de uma experiência química com nitrato de chumbo e iodeto de potássio. Nesse espaço, será possível realizar também testes do potencial hidrogeniônico (pH) da água.

Também será abordada a importância da conservação da herpetofauna (anfíbios e répteis) dentro dos contextos ecológico, medicinal e socioeconômico. O público terá acesso, ainda, a telescópios para observação, mesas-redondas, palestras, exibição de imagens ilustrativas e serviços ambientais.

Atividades em outras cidades

No campus da universidade federal em Codó, um projeto de extensão curricular irá movimentar os alunos da universidade em duas atividades: ExpoPecc e Jornada de Extensão. Os universitários já percorreram cerca de 100 escolas da rede pública na região com objetivo de difundir suas iniciativas. Nesse processo são realizados workshops sobre a semana nacional e o propósito do evento.

Na ExpoPecc serão apresentadas atividades didáticas de ensino em diferentes formatos, como peças de teatro e mostras de vídeo. Já a Jornada de Extensão terá apresentações orais dos projetos. Entre os temas que serão abordados durante a semana estão as estruturas de moléculas orgânicas como recurso didático para o ensino de química e experimentos alternativos para ensino das leis do movimento.

Em Bacabal, a competição Soletrando, envolvendo palavras dentro da abordagem dos temas da SNCT, está entre as atividades que devem contar com maior número de público, segundo Ana Nélo. O município organiza, a partir de quarta-feira (17), uma apresentação de robótica, a mostra científica, oficinas, gincanas culturais, palestras, minicursos e peças de teatro, entre outras atividades. Os eventos acontecem na Praça Santa Teresinha, no Centro, exceto as palestras e minicursos, que serão realizadas nas instituições e escolas.

Em Imperatriz, o Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes da Ufma promove um evento científico entre a terça-feira (16) e o dia 19. Trata-se do 1º Seminário Local do PET/Conexões e 1º Simpósio do Nupfarq: Popularização da Ciência para a Preservação Ambiental, Sustentabilidade, Inclusão Social e Combate à Pobreza, que contemplará as atividades de extensão, pesquisas científicas e tecnológicas, intercâmbios científicos e o uso aberto dos dados e resultados científicos. O evento será realizado no campus da Ufma.

Fonte: Ricardo Abel/Ascom do MCTI

Próximos Eventos