+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Maranhão lançará editais para incentivar participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Nassar Meireles Guerra, anunciou, nesta terça-feira (06), medidas para incentivar a participação das instituições locais na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá entre os dias 18 e 24 de outubro, em todo o país.

Uma é o lançamento, até o dia 15 de julho, de três editais: Edital para apoio a projetos para a SNCT, Edital de Difusão Científica e Edital Ciência na Escola. Outra medida é a realização de seminários, palestras e de um Colóquios Fapema, com a finalidade de difundir o tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.

As medidas foram apresentadas em reunião com representantes da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A intenção é provocar maior interesse de escolas e universidades pela programação da SNCT, que deve incluir “Dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino”; “Tendas da ciência em praças públicas”; “Feiras de ciências”; “Visitas de cientistas às escolas”, além de outras atividades.

O representante da Seduc, Márcio Correia Teixeira, comprometeu-se a acionar as regionais da Rede Estadual de Ensino, visando à integração da SNCT à agenda das escolas. “Há necessidade de se consolidar o envolvimento do sistema de educação com a produção de ciência e tecnologia no Maranhão. A Semana será um momento oportuno para começarmos a modificar a cultura educacional, que ainda pouco contempla a pesquisa científica”, afirmou Teixeira.

Para o vice-reitor da Ufma, Antônio Oliveira, a SNCT permitirá a projeção de projetos de pesquisas e extensão, que têm ficado restritos à comunidade onde são desenvolvidos. “Os editais da Fapema ajudarão, principalmente, as escolas de ensino médio a colocar suas atividades de iniciação científica para serem vistos e apreciados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, observou Oliveira, que ficou responsável por difundir, nas escolas, os editais.

As atividades da SNCT acontecerão em espaços abertos à sociedade, o que, na opinião de Rosane Guerra, deve contribuir para a popularização da ciência, formando uma consciência científica na população. “Vamos mobilizar, em especial, jovens e crianças em torno da ciência e tecnologia, valorizando a criatividade e a atitude científica e inovadora”, assegurou a diretora-presidente da Fapema.

A próxima reunião preparatória da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá no dia 19 de julho, às 17h, em local a ser definido.

Fonte: FAPEMA

Compartilhe:

    Próximos Eventos