+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Maranhão apresenta a parceiros planta da área da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) apresentou, nesta sexta-feira (22), aos parceiros do Governo do Estado na execução da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) a planta do espaço onde acontecerá o evento, que é realizado pela secretaria e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). A semana tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia tendo se consolidado no cenário maranhense como um dos eventos de maior referencia na promoção do conhecimento científico.

O evento acontece de 13 e 19 de outubro, com a abordagem do tema “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. Como tem acontecido nos últimos anos, a SNCT 2014 será realizada na área externa do São Luís Shopping e ocupará um espaço de cerca de 4 mil metros quadrados onde será construído a “Cidade da Ciência”.

No espaço está previsto a construção de 60 estandes, quatro auditórios para realização de palestras, espaços para oficinas, minicursos, apresentação de pôsteres, além de um palco para apresentações culturais e para o planetário que já é uma das atividades cativa do evento e que todo ano atrai um grande público.

“Esta é uma primeira reunião para apresentação do projeto da infraestrutura da SNCT, que poderá ser mudado dependendo da demanda de cada parceiro”, disse o secretário adjunto da Sectec, Osvaldo Saavedra, que conduziu a reunião, que contou com as presenças da diretora Científica da Fapema, Claudia Coelho, da diretora de Planejamento e Ações Estratégicas da fundação, Marcia Maciel, e de representantes das universidades Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Sebrae e das Secretarias de Estado de Igualdade Racial, de Cultura; Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Educação, entre outros parceiros.

Grande público

Nos últimos cinco anos, o Maranhão tem se destacado na realização da SNCT e, atualmente, ocupa o 5ª lugar no cenário nacional o 1ª no Nordeste em realização de atividades. Em 2013, a SNCT recebeu 35 mil visitantes na “Cidade da Ciência”, montada na área externa do São Luís Shopping a organização do evento trabalha para ampliar este número em 2014 com a ajuda dos parceiros.

Durante a reunião, a diretora Científica da Fapema, Claudia Coelho, destacou a importância dos parceiros cadastrarem as atividades no site da Fapema e também do apoio que o governo tem dado para que a cada ano um maior número de atividades sejam realizadas não somente em São Luís, mas também no interior do estado. “Temos o edital da semana que este ano teve duas chamadas que é uma forma da Fapema fomentar a realização de atividades durante a semana, contribuindo assim para a popularização da ciência”, disse.

Mostra científica

Uma das atividades da SNCT é a Mostra Cientifica do Maranhão, que esta sob a responsabilidade da Fapema e este ano chega a sua 5ª edição. Os interessados em inscrever trabalhos, como palestras, oficinas e visitas, a serem realizados na 5ª Mostra Científica do Maranhão, podem efetuar o cadastro através do Sistema de Eventos da Fapema. Acessando o endereço www.fapema.br/eventos. As inscrições ficarão abertas até o dia 19 de setembro.

O usuário deverá clicar no link “Inscrição” do evento “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”. Será aberta uma nova página, com as informações acerca do evento neste ano, e o usuário deverá clicar novamente em “Inscrição” para efetuar o cadastro do tipo de atividade que pretende promover durante a Mostra.

Fonte: SECTEC-MA

Próximos Eventos