+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Mais uma capacitação do Peiex é realizada para empresários de indústrias sergipanas em parceria com a Sedetec

Nesta quinta-feira, 13, empresários e funcionários de indústrias sergipanas participaram da capacitação “Desenvolvimento de Produtos para Madeira e Móveis”, realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e o Instituto EuvaldoLodi (IEL). A iniciativa faz parte do Programa Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

De acordo com Rodrigo Rocha, coordenador do Peiex e superintendente do IEL, a ação visa a solução de demandas e a disseminação da cultura exportadora nas empresas, tornando as indústrias competitivas a partir da resolução de demandas, utilizando a metodologia da Apex. “Sergipe conseguiu trazer cinco cursos. Hoje essa é uma delas, onde vieram especialistas de fora. O assunto é o setor de madeira e móveis, setor este prioritário na política industrial do Estado e na política de APLs (Arranjos Produtivos Locais).

A monitora e técnica do PEIEx, Maísa Amorim, explica que o curso é uma etapa posterior ao diagnóstico realizado nas empresas inseridas no programa. Nesse diagnóstico, elaborado por técnicos extensionistas do PEIEx, são identificadas necessidades e, a partir daí, são definidos o conteúdo. “O programa tem uma meta esse ano de 210 empresas, sendo que 70 são remanescentes da edição anterior. Então, temos 90 de empresas novas e 50 são que já estão participando pela segunda vez do projeto. Só de empresa de madeira de imóveis são quase 100 inscritas”, ressalta.

Segundo o economista do Departamento Técnico da Sedetec, Tiago Oliveira, é importante o apoio da Sedetec nessas capacitações, pois fazem parte do projeto mais importante da Política Industrial de Sergipe. “É dessa forma que fortalecemos as empresas do nosso Estado. Pelo programa, além das indústrias participantes receberem o atendimento dos técnicos extensionistas, eles têm a oportunidade de participar dos treinamentos oferecidos gratuitamente”, destacou.

Para o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, “esta iniciativa demonstra a conjugação de esforços do Governo do Estado de Sergipe,conforme orientação do governador Marcelo Déda, para que as ações sejam efetivas e articuladas para ampliar a competitividade das indústrias sergipanas, e este é um exemplo, pois a SEDETEC junto com a Federação das Indústrias de Sergipe, através do IEL e o Governo Federal, através da APEX, atuaram de forma coordenada”.

PEIEx

O programa PEIEx atende a indústrias dos setores de Alimentos e bebidas, couros e calçados, confecções, madeira e móveis, metal-mecânica, petróleo e gás, produtos químicos, tecnologia da informação e transformação plástica.

Parte das ações estruturantes do Plano de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Governo Federal, o PEIEx conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), governos estaduais, federações de indústrias, entidades setoriais, universidades, centros tecnológicos e entidades empresariais.

Fonte: Ascom – Sedetec – Sergipe

Próximos Eventos